INSS: saiba como não ser vítima de golpes envolvendo a prova de vida

A prova de vida é uma estratégia determinada por lei que ocorre anualmente. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais têm a obrigação de fazer esse procedimento.

A partir de janeiro deste ano, a prova de vida volta a ser obrigatória. Ela tinha sido suspensa em decorrência da pandemia da Covid -19, com a finalidade de evitar a contaminação entre os beneficiários do INSS.  

Recentemente, o INSS emitiu um alerta para os seus beneficiários, para que fiquem atentos aos meios oficiais de fazer a prova de vida. Essa medida se fez necessária, pois criminosos começaram a aplicar golpes em idosos se aproveitando da obrigatoriedade do procedimento em 2022. 

Como esse novo golpe está sendo aplicado?

Segundo o INSS, o novo golpe é aplicado através de ligações onde os criminosos falam algumas informações pessoais da vítima, a finalidade é passar segurança para depois dar continuidade ao crime.

Em um segundo momento, uma mensagem de texto por WhatsApp é enviada para a vítima, pedindo uma foto do seu documento de identificação pessoal para que a prova de vida seja feita.

Nesse momento os criminosos possuem todas as informações pessoais da vítima e as utilizam para fazer transações bancárias em nome do beneficiário.

Importante: O INSS não entra em contato com seus beneficiários por telefone e não orienta o compartilhamento de informações pessoais. Em casos de dúvidas, o segurado pode ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

Como ficou o calendário da prova de vida?

Segundo a nova portaria divulgada pelo INSS, a prova de vida em 2022 será feita no mês de aniversário do beneficiário. A autarquia também liberou o calendário complementar para os beneficiários que não fizeram o procedimento desde novembro de 2020

Veja a seguir:

Data de vencimento da prova de vidaCompetência de suspensão
Até dezembro/2020Fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021Março/2022
Julho e agosto/2021Abril/2022
Setembro e outubro/2021Maio/2022
Novembro e dezembro/2021Junho/2022

Como fazer a prova de vida?

Para realizar a comprovação de vida, o beneficiário precisa se dirigir ao caixa eletrônico e fazer alguma transação usando a biometria. Os depósitos ou transferências usando o cartão do INSS são alguns dos procedimentos válidos para a prova de vida.

Importante: Algumas instituições financeiras disponibilizam a prova de vida digital. Para saber como o procedimento é realizado é necessário que o beneficiário acesse os canais digitais do banco em questão e fique por dentro de cada detalhe.

Vale lembrar, que o procedimento também pode ser feito no domicílio do beneficiário com idade superior a 80 anos e segurados que possuam dificuldades de locomoção (qualquer idade). Para isso é necessário que o beneficiário ou algum representante faça o agendamento pelo número de telefone 135 ou pela plataforma Meu INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.