Anualmente os segurados que recebem benefício previdenciário continuado devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

A comprovação costuma ser feita na instituição bancária, com apresentação de um documento de identificação com foto. Para facilitar ao cidadão, e evitando que tenha que se deslocar para o banco foi lançado 20/08/2020 o projeto piloto para prova de vida digital via reconhecimento facial por aplicativo de celular.

Inicialmente serão apenas 500 mil pessoas escolhidas para testagem do sistema. Para os selecionados será enviado uma mensagem pelo MEU INSS com o informativo. Seguindo os requisitos lá descrito, o segurado precisará ter acesso ao aplicativo Meu gov.br para a captação das imagens do rosto do usuário, como uma selfie .

Serão selecionados os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor para usarem a base de dados do DENATRAN e TSE. Por se um projeto-piloto serão feitos testes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado posteriormente para todos os beneficiários.Expectativa é que serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano.

O segurado que participar desta primeira etapa, terá o procedimento efetivado, E não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

Conteúdo original por Priscilla Nascimento advogada. Instagram @priscillasnascimento