INSS: Veja como emitir o informe de rendimentos para a declaração do IR

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O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), precisa apresentar um informe de rendimentos ao realizar a declaração do Imposto de Renda.

Para obter este documento, basta acessar o site da autarquia e fazer a emissão. 

Para aqueles que não sabem como emitir esse documento, antes de mais nada, devem fazer a solicitação pelo site ou aplicativo “Meu INSS”, Central de Atendimento 135, ou até mesmo presencialmente em uma das agências da Previdência Social. 

Devido às restrições provenientes da pandemia da Covid-19, o segurado pode agendar uma visita à agência para a retirada do documento. 

Para fazer o download do informe de rendimentos, basta seguir estas instruções:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  • Clique em “Baixar PDF”;

Veja os passos para agendamento de retirada presencial do informe de rendimentos:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em: agendamentos/solicitações;
  • Clique em: Novo Requerimento;
  • Digite o nome do serviço e siga as orientações.

Passo a passo para se cadastrar no aplicativo Meu INSS:

  • Antes de mais nada, é preciso acessar o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito disponível para Android e iOS;
  • Para baixar o app, basta acessar a loja digital do seu smartphone e pesquisar pelo nome “Meu INSS”;
  • Depois de acessar, clique em “Cadastrar senha”;
  • Em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Escolha uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;
  • Na etapa seguinte, informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
  • Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por fim, será necessário confirmar alguns dados pessoais, como o nome da mãe, dia e ano do nascimento. 

Esta etapa é fundamental para que haja a liberação ao acesso das informações. 

Recomenda-se optar pelo recebimento do código de ativação através do e-mail ou SMS.

Para dar continuidade ao cadastro, o usuário deve inserir o código e criar uma senha. 

Pronto, basta começar a usar os serviços oferecidos pelo sistema.

Em caso de dúvidas, é possível esclarecê-las através da Central de Atendimento do INSS, pelo número 135. 

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Por Laura Alvarenga