INSS: Veja como receber atendimento durante o feriado

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As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) situadas em São Paulo e Rio de Janeiro, irão suspender o atendimento presencial durante o chamado “super feriadão” que começa na sexta-feira, dia 2.

A decisão leva em consideração a antecipação de feriados e pontos facultativos, diante das medidas restritivas de combate à pandemia. 

No começo da semana, Minas Gerais também havia sinalizado a intenção de implementar o super feriado e chegou a elaborar um projeto de lei, no entanto, durante na última terça-feira, 30, os parlamentares se reuniram em votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, em conjunto com o Governo de Minas desistiram de seguir o mesmo caminho que o Rio e São Paulo. 

“Tal definição se deve ao entendimento de que a eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico, por isso, a proposta foi retirada do projeto”, informou a ALMG, em nota à imprensa.

Tendo em vista que no dia 2 de abril já é feriado de Sexta-Feira Santa (Páscoa), não haverá expediente nas agências do INSS de todo o país, por isso, o Instituto  orienta os segurados a solicitar suas demandas de forma virtual. 

Para saber quais são os canais de comunicação com o INSS e como receber atendimento durante os próximos dias, continue acompanhando este artigo e se informe. 

Atendimento INSS

Além de ser feriado prolongado em algumas regiões, o INSS também chama a atenção da população para a possibilidade de obter atendimento em qualquer dia e horário, através dos canais de comunicação. Um deles é a Central de Atendimento, por meio do número 135. 

Outra opção que foi criada para facilitar o acesso dos segurados é o site ou aplicativo MEU INSS. Através do atendimento remoto, a intenção também é reduzir o número de pessoas nas agências, com intuito de evitar aglomerações. 

Sendo assim, várias funcionalidades foram disponibilizadas através do MEU INSS para auxiliar o segurado, sendo possível fazer os agendamentos para garantir o atendimento presencial sem riscos de aglomeração, além de acompanhar resultados de solicitações e perícias médicas, sem precisar ir até uma agência.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Além do aplicativo que é acessado pelo celular, os interessados podem ainda utilizar a plataforma pelo computador. 

MEU INSS

São mais de 90 serviços disponibilizados virtualmente. Dentre os principais estão: 

  • Pedido de Aposentadoria em todas suas modalidades, sendo ainda urbana ou rural; 
  • Simulação de Aposentadoria para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar;
  • Extrato de Imposto de Renda utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar o IR;
  • Declaração de Beneficiário do INSS  que informa a existência ou não de benefício em seu CPF;
  • Extrato de Pagamento usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal;
  • Extrato de Contribuição CNIS onde consta toda situação contributiva do trabalhador;
  • Extrato de Empréstimo onde é possível conferir todo histórico de créditos consignados;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade onde informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho
  • Agendamento de Perícia tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício;
  • Carta de Concessão que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício;
  • Localizador de agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI) que comprova que o trabalhador segurado autônomo está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia;
  • Atualização de Dados Cadastrais tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS.

Como usar?

Para ter acesso ao Meu INSS é preciso fazer o cadastro das informações do trabalhador na plataforma. Posteriormente, basta fazer o login pelo aplicativo ou pelo portal via internet através do CPF e a senha cadastrada no sistema. 

Feito isso, serão mostrados todos os serviços na tela principal do Meu INSS e, para acessar, basta selecionar um deles.

Se desejar realizar uma solicitação ou agendar horário em uma agência, selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”. Caso precise de ajuda, o próprio aplicativo possui um assistente virtual para te auxiliar. 

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Por Samara Arruda