INSS: você ainda pode se aposentar em 2021; confira as regras

As regras para a mulher se aposentar por idade vão mudar em 2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui regras para conceder a aposentadoria, alteradas com a aprovação da Reforma da Previdência em novembro de 2019. Uma delas é a regra de transição para a aposentadoria por idade.
Você vai poder se aposentar por qualquer um dos sistemas de transição que for alcançado primeiro. As regras de transição foram usadas como adaptação às novas normas e para que pessoas próximas de se aposentar durante a aprovação da reforma não perdessem o benefício.

Aposentadoria por idade

A Reforma manteve a idade de aposentadoria dos homens, que continuará a ser de 65 anos e o tempo de contribuição de 15 anos.

As mulheres para se aposentar em 2021, precisam estar com 61 anos e ter contribuído durante 15 anos. Porém, para elas, essas regras vão mudar em 2022.

Pedágio de 50%

Essa regra é para quem faltava dois anos ou menos de completar o período mínimo de contribuição ao INSS para se aposentar sem idade mínima, antes de 13 de novembro de 2019.

Sendo assim, será necessário contribuir por 50% do tempo que faltava para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos.

Pedágio de 100%

Neste caso, a mulher vai precisar estar com 57 anos e o homem com 60 anos. Sendo necessário cumprir o dobro do período que estava faltando para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos em 13 de novembro de 2019.

Por pontos

Nessa regra será somada a idade + o tempo de contribuição. O resultado terá que atingir a pontuação mínima exigida naquele ano.

Pontuação exigida em 2021

Mulher – 88 pontos
Homem – 98 pontos

A pontuação aumenta um ponto a cada ano.

Para se aposentar com a regra de transição por pontos é preciso ter o período mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Idade progressiva

Na idade progressiva será necessário a mulher ter contribuído por 30 anos e o homem por 35 anos, e atingir a idade mínima exigida para se aposentar. Lembrando que a idade de aposentadoria sobe seis meses a cada ano.

Idade mínima válida em 2021

Mulher: 57 anos de idade
Homem: 62 anos de idade

Cálculo

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o site oficial do órgão facilitou o cálculo da data da aposentadoria para o trabalhador. Entre na página ou no aplicativo Meu INSS e informe a senha para ver o simulador na página inicial.

Quando você clicar no símbolo que representa um olho, o simulador mostra a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em seguida, é só clicar em “detalhar” para ver quanto falta para se aposentar em cada uma das regras de transição ou se já há direito.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.