INSS: você sabe consultar o resultado da sua perícia médica?

A perícia médica deve ser feita quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de algum benefício

A perícia médica é o procedimento realizado por um médico-perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Cabe a ele identificar se existe a presença de doença ou identificar se ocorreu algum acidente que possa ter tornado o trabalhador incapacitado de realiza suas atividades laborais de forma temporária ou permanente.

O resultado da perícia feita pelo médico, dirá se você está apto para a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílios, aposentadoria ou benefício assistencial.

Quando deve ser feita a perícia médica?

De acordo com a Previdência Social, a perícia médica deve ser feita quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de algum benefício.

Havendo uma lesão, doença ou acidente, será necessário buscar atendimento médico, para receber um atestado médico que determinará o seu afastamento das atividades laborais.

Após a empresa saber da sua incapacidade e ter 15 dias de afastamento, você deve realizar o agendamento da perícia no INSS para comprovar a sua incapacidade. 

Após esse procedimento, você ficará sabendo no mesmo dia o resultado da perícia. É possível consultar o resultado através do aplicativo Meu INSS. Também permite o agendamento da consulta através do portal e do app.

Consulta pela internet

A consulta da perícia do INSS pode ser realizada pelo site Gov.br com seu login e senha para o acesso. Depois de entrar no site ou no aplicativo, o trabalhador deve acessar o serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade”. O resultado da perícia só fica disponível às 21h do dia em que foi realizada.

Uma outra maneira de verificar o resultado de uma perícia médica do INSS, é pela central de atendimento do INSS, ligando para o número 135. Neste caso, será necessário informar o seu CPF e o número do seu benefício. Como também, o nome completo do trabalhador e data de nascimento.

Agendamento de perícia médica

O agendamento da perícia médica pode ser realizado pelos mesmos canais da consulta.

Pelo Meu INSS, o trabalhador deve acessar o app ou site e clicar em “Agendar Perícia”, informar de qual perícia se trata, podendo ser: inicial, prorrogação, remarcação ou presencial por indicação médica. Siga o passo a passo e finalize o agendamento.

Benefícios

Após a perícia médica ser concluída, e o perito comprovar sua incapacidade, você terá direito de receber algum benefício concedido pelo INSS:

auxílio-doença 

aposentadoria por invalidez. 

Ao final do prazo para pagamento do benefício, você pode solicitar a prorrogação, para isso, deve ser agendado uma nova perícia. 

Caso deseja solicitar a aposentadoria por invalidez, será necessário comprovar que está incapacitado de forma permanente e tem mais condições de exercer sua profissão ou outra atividade qualquer. Lembrando, que antes será necessário solicitar primeiro o auxílio-doença.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.