INSS: Você sabe o que é Cumprimento de Exigência?

0

Todo cidadão que já esteve envolvido com processos com o INSS, já deve ter ouvido a expressão“ Cumprimento de Exigências”. No artigo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira.

Já adiantamos que esta  expressão“ Cumprimento de exigências” quer dizer que infelizmente no momento não foi possível concluir a análise do requerimento solicitado. 

Como ter acesso ao cumprimento de exigências? 

Neste caso, basta entrar no site ou aplicativo MEU INSS Veja! 

1° Passo : Entre no MEU INSS;

2° Passo : Procure por “Cumprimento de Exigência”;

3° Passo : Quando já estiver na página, irá abrir um relatório com todas as informações da sua solicitação, é através dele que você visualiza qual é a pendência existente; 

Ressaltando que também é possível verificar as informações, direto com a agência do INSS, ou através do telefone 135.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por qual motivo acontece o Cumprimento de Exigências?

Geralmente o principal motivo é a falta da documentação, de informações necessárias e com isto o INSS entende que a falta de tal documento, ou até mesmo informação, não dará ao segurado o direito de ser concedido com algum benefício do INSS. 

Por isso, é muito importante estar atento a esta modalidade, para regularizar quanto antes a sua pendência. 

Para Cumprir Exigência, existe algum prazo? 

O cumprimento de Exigência tem um prazo estabelecido de 30 dias, caso este prazo não for cumprido e o segurado não der nenhum retorno para o INSS, automaticamente o requerimento é cancelado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.