INSS volta a atender presencialmente

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Na segunda-feira (12) as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) das regiões Norte e Centro-Oeste retornaram com o atendimento presencial. No entanto, será necessário realizar um agendamento prévio. Segundo INSS, é para evitar aglomerações.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em março, foi suspenso pelo INSS o atendimento presencial em diversos estados. A medida foi tomada para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o atendimento foi interrompido por duas semanas.

Os segurados que moras nestas regiões já vão poder contar com os serviços presenciais das agências. Segundo o INSS, todas as unidades estão aplicando medidas rigorosas para evitar o contágio da Covid-19.

Sendo assim, será necessário fazer um agendamento prévio. Em nota, o Instituto informa que a perícia médica e a avaliação social continuam suspensas. Através da Central de Atendimento 135, você poderá fazer o agendamento.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas. Quando você ligar, será pedido alguns dados pessoais, entre eles, número de CPF, número da inscrição na Previdência Social, número do NIS/PIS ou NIT (para contribuintes individuais e doméstico), CNPJ ou CPFdo empregador e o número do benefício (caso possua).

Pelo telefone você poderá agendar, remarcar, consultas, requerimentos de prorrogação, solicitar revisão de benefícios, ter orientações e informações e registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Plataformas digitais

O agendamento pelas plataformas digitais, só poderá ser feita pelo segurado com cadastro ativo. Para fazer o cadastro é preciso informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Cadastro no Meu INSS

Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
Crie uma senha pessoal segura;
Confirme os dados pessoais.

Agendamento do INSS

O atendimento presencial só será feito através de agendamento. Sendo assim, acesse a plataforma digital ou o aplicativo e siga as seguintes orientações:

Acesse o Meu INSS;
Clique na aba de agendamentos;
Informar o serviço a ser realizado;
Selecione o local mais próximo de sua residência;
Marque o dia e horário disponível e que deseja ser atendido;
Será enviado o comprovante de marcação (esse documento deve ser apresentado na agência escolhida, no dia e hora agendada).

Quais serviços disponíveis no Meu INSS?

Para atendimentos presenciais, está sendo recomendado somente em casos urgentes.
Principais serviços disponíveis no Meu INSS:

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos;
  • Simulador de aposentadoria;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
  • Recurso e revisão;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Carta de Concessão;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI).

Auxílio doença sem perícia

Essa modalidade de perícia online, só foi liberada para os casos considerados simples. Sendo assim, poderá ser aplicado nas situações em que a comprovação do direito é possível por meio de análise de exames e atestado médico.

Todo o procedimento será realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Inclusive o envio de documentos será pela plataforma, por meio de foto. A análise será realizada por um médico perito.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil