A iminência da pandemia tem impactado na gestão de riscos pelo mercado. Para o sócio da KPMG, Lucio Anacleto, existem desafios em quantificar os efeitos em instrumentos financeiros, dada a volatilidade atípica e liquidez do mercado.
“O principal desafio agora será refletir acerca dos prováveis impactos nas operações nas instituições financeiras ao longo deste ano”, analisa o sócio.

Os principais impactos são os seguintes:

  • · Empresas podem ficar expostas ao risco de não pagamento, postergação ou renegociação de prazos de contas a receber;
  • · Possível tensão na conciliação de debates sobre temas como quebra de covenants, alterações contratuais, reestruturação de dívidas e flexibilização de condições de pagamentos;
  • · Acentuação de riscos de mercado como variação cambial, taxa de juros e preços de commodities, além de estruturas complexas de negociação de mercado, como derivativos, por exemplo;
  • · A volatilidade de mercado e as atuais condições de riscos financeiros podem gerar desafios e levar a um maior uso de subjetividade, julgamento e inputs não observáveis de mercado, ampliando as incertezas em modelos de apreçamento de ativos.
  • · Visão de reguladores, normatizadores e mercado ao tratar perdas de crédito esperadas e aumento significativo no risco de crédito
Instrumentos financeiros trazem desafios na gestão de riscos das empresas, diz KPMG

*Lucio Anacleto é sócio da KPMG Brasil e está disponível para entrevistas


Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.