17°C 28°C
Uberlândia, MG

Integrar canais de comunicação aproxima marcas aos consumidores

Integrar canais de comunicação aproxima marcas aos consumidores

16/06/2021 às 16h40 Atualizada em 16/06/2021 às 19h40
Por: Gabriel Dau
Compartilhe:
Designed by Blue Planet Studio / istockphoto
Designed by Blue Planet Studio / istockphoto

Facilitar a jornada de compra do cliente é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado, fornecendo uma experiência agradável e dinâmica que tem influência direta sobre pontos como fidelização de clientes e taxa de fechamento de vendas.

Continua após a publicidade

No processo de compra, a integração dos canais de comunicação é um trunfo importante, que deve começar a ser discutido e implementado pelas marcas.

Criar uma experiência omnichannel deve ser o objetivo principal.

Na prática, esse estilo de oferecer a venda se baseia em estreitar a relação entre online e offline, permitindo, por exemplo, que um produto seja comprado pelo site e retirado na loja física, ou que o pagamento seja efetuado na loja física com entrega para diferentes endereços.

Dessa forma, o cliente terá maior liberdade na hora de efetuar a compra, realizar o pagamento, acrescentar itens ao pedido, etc.

Continua após a publicidade

Apesar de o processo parecer complexo, a execução apropriada dessa integração entre diferentes canais proporciona uma experiência de compra importante para garantir a fidelização do cliente e um feedback positivo, que pode gerar interesse por possíveis novos compradores.

Para que tudo isso ocorra bem, é importante seguir alguns passos até a integração digital completa, como entender os hábitos de compra e as preferências do público que consome a marca, garantir um Serviço de Atendimento ao Consumidor eficiente para instruir os consumidores e eliminar dúvidas, entre outros cuidados.

Como garantir o sucesso da integração

Designed by JoeZ / shutterstock
Designed by JoeZ / shutterstock

Além de entender as questões referentes ao comportamento dos consumidores, o processo de integração demanda um preparo técnico.

Para que o caminho entre online e offline esteja livre, é essencial a eliminação de barreiras, o que pode ser feito com o uso de APIs – Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação. 

Continua após a publicidade

Essas interfaces atuam como “tradutores”, com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos, sendo possível unir sistemas que possuem linguagens distintas, realizar automações e conectar diferentes bancos de dados, o que é especialmente útil para empresas que querem integrar operações distintas.

Na prática, as APIs podem ser aplicadas em várias ferramentas e canais de comunicação, como WhatsApp, SMS e e-mail, facilitando os processos internos e o contato com os clientes.

No caso de omnichannel, é possível usar uma API para integrar as informações entre o banco de dados e o servidor de e-mail, por exemplo, evitando problemas de comunicação entre diferentes áreas da empresa.

Já as APIs de aplicativos de mensagens podem ser usadas para esclarecer informações referentes a um pedido, como o status ou a possibilidade de retirar a encomenda em uma loja física.

É possível deixar as operações ainda mais seguras com o uso de uma senha enviada pelo celular para ser apresentada na loja física.

As possibilidades são muitas, e usar as várias tecnologias disponíveis só tende a melhorar a experiência dos usuários e garantir o sucesso nos processos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

17° Sensação
1.55km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 06h09
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,04%
Euro
R$ 5,51 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 362,406,21 -0,54%
Ibovespa
125,573,16 pts 0.36%