A inteligência emocional é um assunto pouco comentado pelas pessoas no dia a dia. No entanto, essa mesma questão é uma das que mais atingem a população mundial.

Não saber como gerenciar as próprias emoções é muito comum. Afinal de contas, não existem campanhas ou ensino para as pessoas que necessitam ou estão em fase de aprendizado e desenvolvimento.

Até mesmo para as pessoas que desejam ser bem sucedido e se relacionar de forma saudável, é essencial que a inteligência emocional esteja bem controlada e desenvolvida no subconsciente.

Mas a boa notícia é que a inteligência emocional pode ser desenvolvida ao longo da vida, ou seja, se você possui problemas quanto a isso, não se preocupe!

Nós te mostraremos agora como é possível ter um emocional bem controlado e se sentir totalmente capaz de realizar seus objetivos sem impedimentos e problemas! Vamos lá?

O que é a inteligência emocional?

Antes de começarmos esse conteúdo, é interessante detalharmos mais sobre o que se trata a inteligência emocional.

Por sua vez, ela se baseia no bom gerenciamento das emoções. Seja ela raiva, ciúmes, empatia, nervosismo, estresse, alegria, entre outros.

Não somente gerenciá-las, mas saber identificar e compreender qual emoção você está sentindo e utilizá-las a seu favor é o processo de inteligência emocional.

Por auxiliar em todos os âmbitos da vida, o estudo e prática da inteligência emocional deveria ser estudada e compartilhada por especialistas no assunto e pessoas capacitadas. No entanto, isso não acontece no dia a dia de muitos.

Muitas pessoas acreditam que a inteligência emocional deve ser desenvolvida de forma natural. No entanto, alguns acontecimentos como um acidente ou trauma pode interferir severamente na inteligência emocional de uma pessoa.

Por isso, é cada vez mais importante se informar e conhecer todas as formas possíveis de desenvolver a inteligência emocional. E é isso que vamos ver no próximo tópico. Acompanhe!

Formas de praticar a inteligência emocional

Veja abaixo alguma das formas mais práticas de se adequar e desenvolver bem a inteligência emocional:

Saiba lidar com a pressão

A pressão está em todos os cantos da vida, e especialmente na cobrança familiar e no cotidiano do trabalho.

Se você sofre com pressão, mude de hábitos e deixe de se sucumbir a determinadas exigências que não te fazem bem.

Agora, se você é dono de empresa e atua com equipamento de proteção individual, por exemplo, procure personalizar as campanhas e metas de acordo com a inteligência emocional de cada funcionário.

Seja autoconfiante

Outra coisa que é desenvolvida ao longo da vida é a autoconfiança. Você pode desenvolver sua confiança por meio de diversas situações, seja ganhando conquistas, achando seu talento ou se expressando ou mudando alguns hábitos.

Se você atua com resina epóxi, por exemplo, e possui metas a serem atingidas, dê o melhor de você para conquistar um espaço onde se sinta mais confortável.

Saiba o que te prejudica

Analise quais os maiores problemas que você enfrenta no dia a dia. Se você trabalha em uma empresa de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, e não se sente confortável na organização, tenha em mente que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Ou você possui atritos com alguém da família, verifique os melhores meios de acabar com os problemas pessoais, mesmo que tenha que optar por se distanciar.

Por fim, seja você mesmo em todas as hipóteses! Esconder ou confundir suas emoções apenas vai tornar o processo de desenvolvimento da inteligência emocional mais complexo e difícil de resolver.

Mude seus hábitos, procure um profissional qualificado para te auxiliar e siga essas dicas para você achar os melhores caminhos e se desenvolver como pessoa e profissional! O que achou dessas dicas?

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!