Investidor do Tesouro Direto terá opção de fazer resgate no mesmo dia

0

Atualmente, os investidores do Tesouro Direto que solicitam o resgate antecipado de seus títulos no período entre 9h30 e 18h, recebem o dinheiro apenas no próximo dia útil.

No entanto, isso irá mudar a partir do dia 13 de setembro, pois haverá a opção de resgatar e receber o dinheiro investido no mesmo dia. Mas é importante destacar que essa opção possui uma regra: irá valer para aqueles que colocarem a ordem de venda até às 13h. 

Outra novidade é voltada ao prazo para o resgate antecipado que é feito após as 18h. Nesse caso, o investidor recebe o recurso em dois dias úteis mas, com essas mudanças, o novo prazo de recebimento passa a ser o próximo dia útil. 

Segundo o gerente de Relacionamento Institucional, do Tesouro Nacional, Paulo Moreira Marques, esta mudança nos prazos de resgate se trata de uma melhoria para todos os investidores que poderão fazer o resgate antecipado no programa.

“Esta opção está relacionada às melhorias que temos feito nos últimos anos para ajudar a democratizar o programa”, afirmou. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa que promove a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, sendo desenvolvido em parceria com a BMF&F Bovespa. Ele foi lançado em 2002, a partir do Tesouro Nacional.

Designed by @tascha1 / freepik
Designed by @tascha1 / freepik

Com isso, todos os cidadãos que possuem conta bancária, corrente ou poupança, podem investir. Além de oferecer diferentes tipos de rentabilidade, possui um valor mínimo de R$30 para quem quer começar a investir em títulos. 

Vale ressaltar que todas as aplicações, resgates e o acompanhamento dos investimentos devem ser feitos através do site ou aplicativo oficial do Tesouro Direto.

Desta forma, o investimento no Tesouro Direto ocorre após a escolha de uma corretora, banco ou distribuidoras de valores que são habilitadas pelo programa. 

Diante disso, será feito um cadastro do investidor que poderá acessar os títulos através do Portal do Investidor. Depois, caberá ao investidor analisar quais títulos atendem aos seus objetivos e fazer o investimento. O resgate pode ser feito à preços de mercado e a qualquer momento. 

Novos investidores

A quantidade de investidores do Tesouro Direto têm aumentado consideravelmente. As operações de investimento no programa totalizaram R$ 2,12 bilhões em maio.

Em relação ao mês de abril, houve um crescimento de 3,29% de novos investidores. O número de investidores ativos também atingiu 1.524.634.

Conforme destacou o gerente de relacionamento, o programa tem conseguido alcançar seu objetivo de democratização.

“Estamos acessando a sociedade como um todo e oferecendo uma forma segura de investimento, um menor risco de crédito no mercado, uma rentabilidade atrativa, um produto que tenta se aproximar cada vez mais na comunicação com seus investidores por meio das redes sociais”, finalizou.

Por Samara Arruda

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.