Tempo de Leitura: 3 minutos

O investimento inicial é caracterizado como o ” aporte financeiro” necessário para começar as atividades de um negócio. Isso inclui: Maquinários, móveis, acessórios, equipamentos e reformas que são denominados como ” ativos permanentes imobilizados” da empresa.

Muitas pessoas tem vontade de abrir a sua própria empresa, mas não sabem por onde começar o seu empreendimento.

Antes de dar os primeiros passos para começar o seu empreendimento, é necessário verificar se possui recursos para manter as despesas pessoais até que o negócio decole. Alguns especialistas sugerem o desenvolvimento da ideia em paralelo ao emprego, depois que as coisas estiverem avançadas se dedicar integralmente ao projeto.

Qual é o investimento inicial para começar um negócio?

A quantia necessária para empreender é muito relativa, pois depende muito do tipo de negócio. O fato é que existem segmentos que não exigem a injeção de um valor muito alto para dar retorno, então, a palavra de ordem é pesquisar muito.

Entenda que você precisa driblar a falta de recursos de uma outra forma, talvez, tentando encontrar um ” investidor”, caso a sua ideia seja criativa e inovadora, isso pode perfeitamente acontecer.

Anúncios

O investimento inicial para começar um empreendimento que pode ser adiantado, são relativos aos custos pré operacionais para abertura de empresa, confira quais são:

1- Abertura de empresa- Contrato Social

Para fazer o seu projeto de negócio sair do papel, é imprescindível começar o seu empreendimento pela parte documental. O primeiro passo é o ” contrato social”, que funciona como uma espécie de certidão de nascimento da sua empresa, pois ele registra exatamente quando as atividades começaram, qual é o ramo de atividade e também todos os detalhes de sociedade e capital do negócio.

Para conseguir esse documento, é necessário procurar um contador. Um procedimento muito rápido e menos custoso é da Senhor Contábil, um escritório de contabilidade online que permite mais eficiência em todo processo burocrático.

2- CNPJ ( Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Toda a empresa precisa de um CNPJ, é como se ele funcionasse como um CPF. Faz parte do combo de serviços oferecidos pela escritório de contabilidade. Sem ele, é impossível realizar compras e vendas com nota fiscal.

3- Alvará de funcionamento – sanitário e do corpo de bombeiros

Certamente o seu projeto já está em andamento e você já tem em mente onde será o endereço do seu empreendimento.

Você alugou, decorou e está providenciando o local para iniciar as atividades. No entanto, é fundamental solicitar o alvará de funcionamento, um documento que atesta se o local está de acordo para a atividade que será realizada.

A prefeitura da sua cidade é a responsável pela concessão.

Além disso, existem outros tipos de alvarás como:

Sanitário – Onde uma equipe avalia que o imóvel possui condições higiênicas para tais atividades, caso não tiver, é necessário fazer todas as adaptações.

Corpo de bombeiros– Atesta a segurança do estabelecimento fornecendo informações sobre os equipamentos de combate a incêndio, sinalização e outra medidas que garantem a integridade física das pessoas que trabalham no local.

Os valores para cada um desses alvarás dependem da atividade exercida e da metragem do imóvel.

4- I.E ( Inscrição Estadual)

Alguns segmentos de mercado ainda requerem I.E ( Inscrição Estadual), é o registro da empresa no ICMS ( imposto de circulação de mercadorias e prestação de serviços). Empresas que praticam somente a prestação de serviços, não precisam de I.E, pois elas contribuem com o ISS.

O empreendedor precisa pesquisar bastante o segmento que vai atuar, fazer uma média de gastos com a estruturação do negócio, bem como equipe, marketing e logística.

A parte burocrática é o único meio de começar uma empresa de uma forma legalizada, no geral, o investimento inicial para isso, gira entre R$ 700,00 a R$ 1200,00.

O Senhor Contábil é uma das primeiras plataformas de assessoria fiscal online do Brasil. São oferecidos todos os serviços contábeis para as empresas, emissão de guia de impostos, pró-labores, folha de pagamento, abertura de empresas e uma série de serviços extras exclusivos para os clientes com a possibilidade de consultas online de toda a situação do negócio.

O menor preço, com a melhor qualidade em assessoria contábil de uma forma rápida e descomplicada. Tire suas dúvidas!