Investimentos: Por que uma ação sobe e desce é essencial para começar a investir

0

É comum que muitas pessoas no momento de investir se perguntem por que uma ação sobe e desce. Afinal, muitos são os motivos que fazem isso acontecer.

Eles podem estar relacionados ao setor que uma empresa está inserida, escândalos envolvendo a organização, previsões no valuation ou até mesmo crises generalizadas.

Além disso, uma ação pode apresentar um crescimento ou decrescimento no longo prazo, dependendo da perspectiva da empresa, da sua saúde financeira, e os acontecimentos externos que podem levá-la à extinção.

Por que uma ação sobe e desce?

Uma ação pode se valorizar ou se desvalorizar durante o pregão por conta da lei da oferta e procura. Ou seja, quando muitos investidores desejam obter títulos de uma empresa, o preço da ação sobe, por outro lado, quando eles desejam vender as ações da empresa, o preço cai.

Além disso, fatores externos também podem colaborar para o aumento ou queda no preço da ação. Como um escândalo de corrupção ou então o anúncio de uma nova aquisição.

Dessa forma, quando a Centauro anunciou que iria adquirir a Nike no Brasil as suas ações subiram quase 6%. Por outro lado, quando se rompeu a barragem de brumadinho, as ações da Vale despencaram.

Por que o interesse por uma ação pode crescer ou cair?

Se o valor de uma ação costuma cair ou subir por conta da oferta e procura que ela tem em um pregão, por que há esse aumento ou diminuição do interesse do investidor por essa ação? Há muitas respostas para essa pergunta.

Designed by @rawpixel.com / freepik
Designed by @rawpixel.com / freepik

Uma delas está relacionada ao cenário econômico geral. Ou seja, se há uma instabilidade mundial, os investidores tendem a procurar ativos mais seguros para investir.

Quando isso acontece, há uma diminuição na procura por ações mais arrojadas. Como consequência o preço das ações de modo geral desaba.

Por outro lado, quando a macroeconomia está favorável, os investidores tendem a arriscar mais. Então eles deixam de investir em renda fixa e passam a investir em renda variável.

Nesse caso há um aumento na procura e uma diminuição na oferta, fazendo com que os preços das ações subam.

Também pode acontecer de um país estar enfrentando dificuldades na questão fiscal, correndo o risco de moratória. Como consequência, os investidores retiram o capital das empresas desse país para não perder dinheiro.

Outro exemplo, é que uma companhia pode apresentar um demonstrativo de resultado de um determinado período com números muito negativos, fazendo com que os investidores desejem trocar as ações dela por outra organização mais lucrativa.

Em resumo, são várias possibilidades que podem desencadear o crescimento ou decrescimento no valor de uma determinada ação.

Como saber se o valor de uma ação pode subir ou cair?

Para saber se o valor de uma ação tende a cair ou subir é preciso que o investidor faça uma análise fundamentalista sobre aquela determinada empresa.

Com isso, ele saberá como estão os indicadores econômicos dela, assim como a sua saúde financeira. Nesse caso, fica fácil saber se a organização está muito ou pouco alavancada, e se possui uma boa perspectiva de crescimento ou não.

Também é por meio da análise fundamentalista que o investidor consegue identificar o cenário que uma empresa está inserida, avaliando como será esse segmento no curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, há uma tendência de o comércio eletrônico superar o comércio físico no longo prazo. Ao investir em ações de uma rede varejista é preciso saber como estão os investimentos dela no mercado online, etc.

Ao fazer uma análise do balanço da empresa e do cenário que ela está inserida, o investidor consegue minimizar o risco do seu investimento.

No entanto, é preciso também diversificar a sua carteira de ações, procurando alternativas de investimento em empresas de setores diferentes para minimizar o risco.

Foi possível entender por que uma ação sobe e desce? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Por Suno