Investir em eficiência operacional diminui os custos da empresa

As operações de uma organização estão relacionadas a todos os meios pelos quais ela cria seus produtos/serviços. Quando as operações não são eficientes, o negócio está desperdiçando dinheiro e esforço.

Na Plano Consultoria, nossos profissionais lidam com o dia a dia de organizações que precisam do aumento da eficiência operacional. Essas empresas não querem mais continuar em um ciclo de desperdício e precisam manter a qualidade do produto/serviço que oferecem.

No que se refere à gestão financeira, a eficiência operacional está ligada a um bom funcionamento desde a entrada até a saída de recursos.

Fatores fundamentais para o aumento da eficiência operacional

Quando a organização consegue otimizar de maneira econômica suas operações básicas, eliminando processos desnecessários e desperdícios, inclusive, de potencial humano, está ao encontro de um caminho mais sustentável no mercado.

  • A utilização de recursos está focada em minimizar o desperdício nas áreas de produção;
  • A produção tem como foco tornar o ambiente o mais organizado possível, o que inclui garantir que as equipes e equipamentos possam atuar com maior eficiência, levando, inclusive, ao aumento da produção;
  • A distribuição precisa se concentrar em garantir o manuseio eficiente do produto final, incluindo o trajeto dos produtos e entrega;
  • O estoque precisa ter como base a produção e o gerenciamento adequado para atender às demandas com o mínimo de estoque excedente.
  • Aumentando a Eficiência na organização

Diferentes métodos podem ser aplicados para o aumento da eficiência operacional e dependerá de cada organização.

Para atingir esse objetivo, as empresas precisam se atentar a:

  • Monitorar constantemente o desempenho, seja por meio de dashboards em tempo real ou por meio de reuniões internas;
  • Identificação e minimização de desperdícios, em todas as áreas do negócio;
  • Utilização de benchmarks que possam dar à empresa uma referência de sua posição em comparação à concorrência.

Melhorando a eficiência operacional das organizações

Designed by @katemangostar / freepik
Designed by @katemangostar / freepik

Além da implementação dos KPIs ou indicadores de desempenho, há estratégias de gestão que podem ajudar na melhora do desempenho e na correção de possíveis falhas, que na maioria dos casos, são invisíveis aos gestores.

Análise de custos

Eficiência operacional está diretamente ligada aos custos organizacionais. Um dos primeiros passos para o aumento da eficiência é uma análise profunda do todos os custos da empresa.

É preciso categorizar os diferentes tipos de custos: manutenção, compra de insumos, folha de pagamento, entre outros. Depois disso, já é possível ter uma noção de quais custos podem ser reduzidos.

Análise da produtividade do time

Após a análise de custos é preciso analisar a produtividade das equipes. A automação de processos é muito importante nessa análise.

Uma vez que as atividades repetitivas são eliminadas por meio da utilização de programas e softwares, é possível contar exclusivamente com as habilidades e competências técnicas dos profissionais.

Sendo assim, é analisado, se mesmo com um processo automatizado, aquele profissional está de fato, rendendo ou “performando”, dentro da sua atuação.

Ferramentas de gestão de processos

Utilizar ferramentas para a melhora na gestão de processos auxilia no aumento da eficiência operacional, graças ao constante monitoramento tanto dos processos, quanto dos resultados.

A escolha da melhor ferramenta depende do que a organização está enfrentando no momento, por isso é tão importante ter a visão de fora de especialistas com ampla experiência no mercado, que consigam entender a empresa e apontar os melhores caminhos.

Comentários estão fechados.