A relação com a Receita Federal não termina aí. Depois de enviada a sua declaração, é importante acompanhar regularmente como anda o processo da declaração.

É preciso ficar atento no site da Receita Federal, para saber quando sairá a sua restituição, caso exista, quanto para saber se você caiu na malha fina.

Malha fina é o cruzamento de dados que a Receita realiza entre as informações que você enviou na declaração, e o seu próprio banco de dados.

Se você preencheu algum valor incorretamente, mesmo que omitiu alguma informação importante, é bem provável que sua declaração terá problemas, podendo cair na malha fina.

Então, se ficar sabendo antes dessas pendências, terá mais tempo para conferir as informações e enviar uma retificação da sua declaração, correta sem erros e evitando as multas cobradas ao cair na malha fina.

Como saber se a sua declaração caiu na malha fina?

Portanto, se quiser saber se sua declaração de Imposto de Renda 2020 acabou caindo na malha-fina é preciso: 

Acesse o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para acompanhar o processamento das declarações do IR.

Preciso ter um código de acesso e senha para entrar no sistema.

Assim que entrar na página principal do e-CAC, clique no item “Meu Imposto de Renda”, na coluna do lado esquerdo da página.

Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet.

Procura o menu “Processamento” e, em seguida, clique em “Extrato do Processamento”, encontrado logo abaixo dentro deste menu. Clique no ano que deseja informação.

No caso da última declaração, escolha “2020”.

Observe que nesse mesmo menu aparece logo abaixo a opção “Pendências de malha”, onde é possível saber se a última declaração ou as anteriores foram parar na malha fina.

Assim que clicar no “extrato do processamento” e no ano da declaração, na tela verá os principais valores declarados, como rendimentos tributáveis, imposto pago, deduções, o cálculo do imposto devido e o resultado, se há imposto a pagar ou a restituir.

Bem em cima desses valores, há uma barra com as informações gerais sobre a entrega em questão: se foi uma declaração original ou retificada, quando foi entregue, o tipo de tributação e, principalmente, a “situação da declaração”.

Se caso, ainda está “em processamento”, precisará continuar monitorando a situação nas próximas semanas, repetindo todo o procedimento explicado acima.

Se aparecer a mensagem “com pendências”, significa que há algum problema.

Portanto, se você não fizer nada para corrigir o erro, irá para a malha fina e, provavelmente, em algum momento será intimado pela Receita Federal a dar explicações.

Sendo assim, você não poderá mais retificar a declaração e ainda estará sujeito ao pagamento de multa.

Como resolver as pendências?

Muitas das pendências pode ser resolvida pelo contribuinte no próprio site da Receita. Caso, você digitou algum número errado ou esqueceu de informar algum dado, é possível fazer a retificação online.

Em outras possibilidade é enviar uma declaração retificadora, usando o programa instalado no seu computador ou celular.

Para fazer a retificação online, basta voltar ao menu principal, clicando no símbolo de uma casa no canto esquerdo superior da tela do “Meu Imposto de Renda”.

Procure o menu “Declaração”, logo ao lado do menu “Processamento”.

Clique em preencher a declaração online. Em seguida, selecione o ano da declaração a ser corrigida.

Na tela seguinte, clique no sinal de mais (+) e selecione “Retificar declaração”.

O sistema irá solicitar que você procura no seu computador o arquivo com a declaração a ser corrigida.

Provavelmente, esse arquivo se encontra na pasta “Transmitidas” dentro da pasta “Arquivos de Programas RFB”.

Portanto, as informações que precisam ser corrigidas em mãos, basta seguir as orientações do site e fazer a retificação.

É bom ficar atendo, e observando  no site, depois de alguns dias, se a pendência foi resolvida.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.