IR 2022: consulta ao 1º lote de restituição é liberada. Veja como consultar

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Em 31 de maio, vão receber 3,3 milhões de contribuintes. Nesse mesmo dia também termina o prazo para a entrega da declaração.

O pagamento segue uma linha da prioridade: primeiro os contribuintes que têm prioridade legal 226.934 idosos acima de 80 anos, em seguida para  2.305.412 contribuintes que estão na faixa dos 60 e 79 anos. Depois poderão receber 149.016 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Finalizando com os 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como consultar a restituição do IRPF 2022

O contribuinte que quiser consultar para saber se vai receber no primeiro lote, deve acessar o site Meu Imposto de Renda, ir na lista de serviços e clicar em  “Consultar a Restituição”.

Já no portal e-Cac é possível ter acesso a informações mais detalhadas. Você poderá saber o seu status de sua declaração, verificar se há alguma pendência ou divergência. Ou saber se sua declaração caiu na ‘malha fina’.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na ‘malha fina’. Também será possível retificar eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar, basta informar o número do seu CPF, gerar um código de acesso

No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF,  e gerar você mesmo um código de acesso e senha.

Se no seu status da declaração aparecer a informação “em fila para restituição”, significa que você deverá esperar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Calendário de Restitução do Imposto de Renda 2022

1º lote de restituição será liberado nesta terça-feira, 31 de maio

2º lote – 30 de junho

3º lote – 29 de julho

4º lote – 31 de agosto

5º lote – 30 de setembro

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Comentários estão fechados.