Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

IR: acompanhe sua declaração e veja como resolver pendência

Divulgação

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda já terminou, inclusive muitas pessoas começaram a receber a restituição do imposto. Por isso, chamamos a sua atenção sobre a importância de acompanhar o processamento da sua declaração e checar se o documento está correto. 

Vale lembrar que qualquer pendência pode atrapalhar o recebimento da restituição, então, ao acompanhar o processamento da sua declaração, é possível verificar se há alguma informação a ser acrescentada ou corrigida. Então, para ver como está a sua situação fiscal, acompanhe nosso artigo, pois, vamos te mostrar as classificações que são feitas pela Receita Federal após receber a sua declaração.  Boa leitura! 

Imposto de Renda 

Depois que você fez a transmissão da declaração do Imposto de Renda, o documento será processado pela Receita Federal, que irá avaliar e classificar cada declaração. Então, o primeiro passo para saber como está a sua declaração, é acessar a plataforma Meu Imposto de Renda. Para isso, utiliza um certificado digital ou código de acesso.

Depois, busque pelas informações da declaração que foi enviada este ano. Além de conferir o processamento, através do Meu Imposto de Renda, também é possível verificar se o pagamento mensal das quotas do IRPF está sendo feito corretamente; além de imprimir o DARF atualizado para pagamentos das quotas, dentre outros serviços. 

Processamento da declaração

Depois que você localizou sua declaração, confira o status em que ela se encontra. Para te ajudar a entender o que significa, veja abaixo as classificações: 

Designed by Jitendra Kumar Chauhan / shutterstock

Pendências

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é popularmente conhecida). 

Então, se o status aponta para a necessidade de regularizar pendências, você deve conferir o motivo. Isso também pode ser verificado através do extrato da sua declaração, junto ao portal e-CAC, onde você irá selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. 

Se a declaração está em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação. 

 Restituição 

A regularização da pendência fará com que sua declaração seja novamente verificada e, se aprovada, você poderá receber a restituição. De acordo com a Receita Federal, as restituições começam a ser pagas em maio. No dia 30 deste mês será feito o pagamento do segundo lote. Os demais, serão pagos nos meses de julho à setembro. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Por Samara Arruda

Sair da versão mobile