IR 2021: Declaração pré-preenchida já está disponível para acesso

0

A DIRPF pré-preenchida já está disponível e poderá ser acessada por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-Cac) na página da Receita Federal e recuperar sua declaração pré-preenchida com seu acesso ao Gov.br.

O objetivo da medida é reduzir o número de declarações que entram para a malha fina devido a erros de digitação ou ainda por informações prestada, além disso, a medida acaba simplificando o preenchimento por parte do contribuinte.

De acordo com os dados da Receita Federal, aproximadamente 500 mil declarações caem na malha fina, e a maioria delas diz respeito a problemas na omissão de rendimentos, especialmente no caso dos dependentes.

imposto de renda 2020

Além de simplificar a vida do contribuinte, a declaração pré-preenchida garantirá os dados do contribuinte, tendo em vista que as informações já são puxadas diretamente do banco de dados da Receita Federal que são enviados por outros órgãos à administração tributária.

Logo, o contribuinte já poderá ter preenchido os rendimentos, imposto retido na fonte pelo empregador, gastos com plano de saúde, ou aluguel de imóveis, tais como outras informações já prestadas por você nas suas declarações anteriores.

Para acessar a Declaração Pré-preenchida basta acessar o portal e-Cac clicando aqui.