IR: Doações via Imposto de Renda para combate à pandemia podem chegar a R$ 9.3 bi

Parceria entre Omie e Incentiv deve reunir milhões de reais em doações para entidades de saúde de todo o Brasil, de acordo com a preferência dos contribuintes

0

Omie, a plataforma de gestão em nuvem número um para PMEs, anuncia parceria com a Incentiv, startup que conecta o ecossistema de leis de incentivo, para arrecadar doações de Imposto de Renda de clientes e contadores. A ideia é direcionar parte do Imposto de Renda dos cerca de 35 mil clientes da Omie para projetos do Fundo do Idoso e Fundo para Infância e Adolescência. Além disso, os mais de 25 mil escritórios contábeis parceiros são convidados a conscientizar todos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, a participar da iniciativa.

Por meio de uma campanha realizada com os milhares de contadores parceiros da Omie, a arrecadação será realizada tanto por pessoas jurídicas, como por pessoas físicas que contratam os serviços de seus contadores parceiros. Todos os brasileiros que pretendem fazer a declaração do Imposto de Renda – cujo prazo de entrega foi prorrogado para 30 de junho – podem contribuir com a ação de impacto bilionário por meio do site da campanha.

A ação faz parte do programa CovidZero, promovido pela Incentiv, cujo objetivo é arrecadar R﹩ 25 milhões por meio de leis de incentivo fiscal para reduzir os danos causados pelo novo coronavírus. Para isto, a Incentiv conta com a contribuição da Omie e de sua rede, que reúne milhares de contribuintes.

“O potencial de impacto dessa iniciativa é enorme: segundo dados da Receita Federal, se os 12,5 milhões de brasileiros que declaram Imposto de Renda participassem desse esforço, o montante de doações poderia chegar a R﹩ 9,3 bilhões”, explica Douglas Nicolau, CEO da Incentiv. Por meio das leis de incentivo fiscal, o governo possibilita que pessoas e empresas redirecionem parte de seu imposto de renda para projetos aprovados no Fundo do Idoso e Fundo da Infância.

Imposto de Renda

O foco do programa CovidZero é garantir o trabalho das instituições incentivando a manutenção dos empregos e ampliando a infraestrutura de hospitais, casas de repouso e creches. “É muito gratificante poder acionar a vasta base de clientes e contadores da Omie e ajudar, de forma tangível e expressiva, os profissionais e instituições que estão na linha de frente do combate ao vírus”, comenta Ana Meneguini, diretora de marketing da Omie .

Para realizar o incentivo direto na Declaração do Imposto de Renda e garantir que instituições idôneas recebam os recursos, a Incentiv.me fornece todas as informações necessárias e cuida do intermédio para pessoas físicas. As doações financeiras são destinadas para a logística e entregas dos produtos doados, leitos e equipamentos para hospitais.

É possível redirecionar até 6% do Imposto de Renda no modelo completo para projetos do programa, sendo 3% para projetos do Fundo do Idoso e 3% para projetos do Fundo da Infância e Adolescência. Com os nomes das iniciativas escolhidos e a confirmação do CNPJ do fundo em que o projeto foi aprovado em mãos, basta abrir o sistema da declaração do IR e realizar o incentivo em “Doações Diretamente na Declaração”. É necessário escolher o fundo, o estado e o município. Em seguida, preencher o campo valor e clicar em OK. Depois repetir o procedimento para o segundo fundo. O pagamento do DARF, documento gerado pela operação, deverá ser feito em cota única.

“Após fazer o pagamento, é importante que o contador repasse o DARF e o comprovante de pagamento para a Incentiv, para que possamos garantir que o projeto escolhido receba a contribuição”, explica Douglas.

Omie é uma empresa brasileira que oferece uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas, que reúne em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros, combinados de um jeito fácil de usar.