IRPF: Como verificar se a sua declaração foi processada

Entregou a sua declaração do Imposto de Renda, mas ela continua em processamento? Calma, não precisa ficar preocupado: nós explicamos o que você deve fazer nesse caso.

0

Primeiramente: se a sua declaração está em processamento, isso significa que a Receita Federal entende que ela foi entregue.

Portanto, se você entregou no prazo, não precisa ter medo de multa.

O que acontece é que, agora, a sua declaração está sendo analisada pelo Leão.

É nesse momento que os dados que você informou estão sendo cruzados com outros dados que a Receita Federal possui, a fim de entender se todas as informações batem, que você não sonegou nada e que não existem erros.

Como verificar se a sua declaração foi processada

Depois de entregue, você pode acompanhar tudo que acontece com a sua declaração do Imposto de Renda no portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Se você ainda não possui acesso a esse portal, preparamos um artigo especial para que você possa gerar o código de acesso e-CAC.

Mas é bem simples.

Com acesso ao portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

Na tela que abrir, você verá a situação de todas as suas declarações entregues até hoje, com destaque para a última declaração.

É importante que você faça esse acompanhamento, pois, depois que a Receita Federal terminar de processar a sua declaração, se existir alguma pendência, ela vai informar isso também no portal e você poderá enviar uma declaração retificadora, por exemplo, para corrigir algum dado errado, antes do Leão intimar você ou gerar alguma multa.

Se não existirem pendências, assim que a sua declaração for processada podem acontecer duas situações:

  • Seu status passa de “Em processamento” para “Em Fila de Restituição”: se tiver restituição a receber, assim que o governo liberar o seu lote conforme o calendário de restituição, você receberá o valor a que tem direito na conta bancária informada na declaração;
  • Ou a declaração simplesmente aparecerá com o status “Processada”, indicando que o processamento chegou ao final.
Declaração imposto de renda

Outros status possíveis durante o processamento da sua declaração

Ao acompanhar o processamento da sua declaração do Imposto de Renda é possível encontrar outros status além de “Em processamento”, “Em Fila de Restituição”, “Com Pendências” ou “Processada”.

Confira:

1.  Em análise: é a forma do Leão avisar que recebeu a sua declaração, mas ela continua em análise.

2.  Retificada: nos casos em que o contribuinte precisa arrumar a declaração original enviada e ela é substituída pela declaração retificadora, é assim que a Receita Federal indica que recebeu a declaração retificada.

3.  Cancelada: se a administração tributária tiver interesse ou você solicitar o cancelamento da declaração, ela pode aparecer com o status de “Cancelada”, o que acaba com todos os efeitos legais da declaração.

4.  Tratamento manual: quando a sua declaração continua em análise e você precisa esperar que a Receita Federal entre em contato por correspondência.

Esses status também valem para a declaração retificadora enviada.

Sempre que você envia dados para a Receita Federal, eles voltam a ser analisados e passam por todo o processamento novamente.

Portanto, tudo o que você deve fazer se sua retificação ou declaração continuarem em processamento é aguardar, pois você cumpriu com a sua parte, e acompanhar o desenrolar do processo no portal da Receita Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa