IRPF: Mais de 8 milhões de declarações foram destinadas a projetos sociais

0

Com um aumento de 175% em relação a 2020, contribuintes do Rio de Janeiro destinaram um total de R$8.245.799,52 para os Fundos da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso diretamente na declaração do Imposto de Renda 2021. 

Apesar do aumento significativo, o potencial de destinação é ainda maior, segundo aponta o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Esse dado pode ser medido pelo número de cidadãos mobilizados.

De um total de 1,5 milhão de contribuintes no estado do Rio, 8.048 pessoas fizeram a doação direto na declaração.

O número simboliza um crescimento de 145% em comparação a 2020, quando 3.287 pessoas fizeram a destinação.

A proposta do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro para aumentar cada vez mais as contribuições é que o DARF (documento de arrecadação de receitas federais) para as doações também possa ser parcelado, assim como acontece com o imposto devido.

No modelo atual, no ato de envio da declaração, o contribuinte acessa duas guias de pagamento: a do imposto, que pode ser parcelado, e a da destinação, em cota única.

“No caso das pessoas que têm altos valores de imposto a pagar e optam pelo parcelamento, essa questão técnica pode ser um entrave para a destinação. É necessário que cada vez mais instituições beneficentes possam receber esses repasses, essenciais neste momento de pandemia”, argumenta Nehme.

Outra ação importante, segundo o especialista, é informar à população que a doação de parte do IR aos fundos pode ser feita ao longo de todo o ano, não só no momento da declaração do IRPF. 

Nesses casos, o limite é maior: 6%. Quando feito no ato da declaração, o teto é a metade, 3%.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Apenas 23 dos 92 municípios fluminenses possuem fundos do Idoso

Os mais de 8 milhões de reais a nível estadual serão divididos entre as cidades de acordo com a localização do contribuinte, desde que os Fundos Municipais estejam credenciados e regulares.

Um levantamento do Conselho Regional de Contabilidade aponta que dos 92 municípios fluminenses, 60 possuem Fundos da Criança e do Adolescente credenciados, e somente 23 possuem Fundo do Idoso.

“Imagine que o seu município pode receber milhares de reais para destinar a entidades que realizam trabalhos sérios em prol de pessoas carentes, mas não pode acessar esse recurso porque não tem Fundo Municipal credenciado, ou está em situação irregular. Queremos contribuir com essa regularização, para que em 2022 tenhamos mais valores destinados e mais locais recebendo esses repasses”, pontua o presidente do CRCRJ. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.