Já estão valendo a Nova CNH e o Novo RG. Veja quem pode pedir?

As atualizações no RG e na CNH surgem para promover maior segurança, praticidade e portabilidade aos cidadãos brasileiros

Para promover maior segurança, praticidade e portabilidade, acontecerão atualizações no RG e na CNH. O que vai facilitar o processo de identificação e apresentação desses documentos

As atualizações no RG e na CNH surgem para promover maior segurança, praticidade e portabilidade aos cidadãos brasileiros, facilitando o processo de identificação e apresentação desses documentos. O novo RG quanto a nova CNH possuem regras específicas, assim como mudanças no formato.

Como funciona o acesso ao novo RG?

O documento já está vigente, mas somente em março de 2023, que as alterações vão entrar em vigor. O que vai permitir que as instituições responsáveis possam se adaptar às mudanças. Sendo assim, não será necessário emitir um novo código de identificação, e a emissão do documento será gratuita para todos os brasileiros, sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada estado e também do Distrito Federal.

O grande problema está no que acontece atualmente, quando cada brasileiro precisa mudar de estado, tem também que emitir um no Registro Geral (RG), o que pode gerar uma dor de cabeça ao cidadão, sendo possível ele ter até 27 números de identificação ao longo da vida.

O novo RG irá contar com QR Code, permitindo integração com um aplicativo, ainda em desenvolvimento. Uma outra novidade é que a plataforma funcionará como uma espécie de carteira digital, contando com outros documentos como carteira de trabalho, carteira de vacinação e até certidão de nascimento.

O novo RG também poderá servir como um documento de viagem para países do Mercosul, uma vez que estará no padrão internacional, com o código MRZ (Machine Readable Zone). Já outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

Como funciona o acesso à nova CNH?

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou a valer neste mês de junho e será emitida gradativamente, na medida em que os condutores emitem o documento oficial ou renovam as suas habilitações.

O design do documento mudou, agora está com um visual com tons verdes e amarelos, mas também uma tabela para identificação da categoria do veículo e imagens indicando o tipo de automóvel que o habilitado está apto a conduzir.

A partir de agora, o cidadão vai notar a presença da letra “P” (habilitação temporária), e “D” (Habilitação Definitiva).

O formato é similar ao padrão internacional, ao trazer a possibilidade de identificação em mais de um idioma.

Veja quando será preciso trocar a CNH

A CNH deverá ser trocada nas seguintes situações:

renovação; ou

emissão de segunda via.

Alterações na CNH

Veja as mudanças que aconteceram na nova CNH:

Assinatura abaixo da foto do motorista;

Holograma na parte inferior;

Letra “P” para permissão e letra “D” para definitiva;

Quadro com contorno do veículo indicando a categoria da habilitação;

Informações médicas e profissionais, se necessário.

Comentários estão fechados.