Quais são as características que determinarão o sucesso do novo contador, do contador no futuro? Buscar meios de se destacar no mercado de contabilidade é uma constante no dia a dia dos profissionais do segmento.

Entretanto, como muitas outras profissões, na última década o perfil do contador mudou bastante. A evolução tecnológica fez com que diversas novas ferramentas passassem a fazer parte do cotidiano da profissão. Dominá-las é essencial, mas esse é apenas um entre os muitos aspectos a serem observados.

O dinamismo da profissão faz com muitas outras características precisem ser observadas por aqueles que queiram elevar o nível dos seus escritórios, tornando-os competitivos não somente hoje, mas também nos próximos anos. Afinal, quais são os segredos para se tornar um contador de sucesso nesse novo mercado?

1. Mantenha-se atualizado!

Por natureza, o profissional de contabilidade já deve ter como característica o fato de se manter atualizado. Isso porque as atualizações legislativas e tributárias são constantes e não acompanhar essas mudanças pode significar problemas para você e para os seus clientes.

Porém, as atualizações não devem se limitar ao campo técnico. É preciso estar ciente com relação a softwares e metodologias de trabalho desenvolvidos para aperfeiçoar processos. O contador moderno é aquele que dialoga com as inovações, sabendo extrair o melhor delas e oferecer soluções mais inteligentes para seus clientes.

Invista parte do seu tempo para conhecer essas inovações. Teste aplicativos, participe de cursos, palestras e seminários, amplie seu network e seja flexível. Busque sempre aprimorar o seu trabalho para proporcionar melhores resultados para os seus clientes.

fgts

2. Entenda as necessidades do seu cliente

Cada cliente tem as suas particularidades e cabe ao profissional de contabilidade conhecê-las. Obviamente, alguns conceitos podem se aplicar para todos, mas, via de regra, cada negócio tem seus pontos positivos e negativos, que podem ser explorados e melhorados por um bom escritório.

Muitos clientes não têm uma ideia exata de quais são os benefícios que um profissional de contabilidade pode agregar para uma empresa. É comum encontrarmos empresários com a mentalidade de que os contadores são meros executores de rotinas legislativas e tributárias.

O perfil da profissão mudou bastante nas últimas décadas e cabe a você mostrar quais são as novidades. Ter um papel mais proativo, sugerindo melhorias em processos e atuando como um consultor pode significar redução de custos e aumento na lucratividade. Prove com números que isso é possível.

3. Busque atividades com maior valor agregado

Softwares de gestão existem para facilitar a vida do profissional de contabilidade. Eles ajudam a automatizar tarefas e deixar o trabalho mais rápido, permitindo que os contadores dediquem mais tempo a atividades analíticas do que executórias.

Como já mencionamos, os contadores que quiserem ser bem sucedidos no futuro deverão ser proativos e atuar como verdadeiros consultores dos seus clientes. Por terem um caráter mais especializado, essas atividades são consideradas de maior valor agregado e, portanto, mais rentáveis para os escritórios.

A partir do momento que você comprova que com o seu trabalho é possível fazer o cliente economizar quantias consideráveis, a consultoria passa a ser percebida como um investimento e não como uma despesa. Invista em abrir portas como essas e se torne um parceiro de negócios das empresas com as quais você trabalha.

4. Desenvolva a capacidade de análise

De nada adianta buscar oportunidades de se apresentar como um consultor para os seus clientes se a sua capacidade de análise não for aprimorada. Embora os números possam apontar caminhos óbvios, cada segmento de mercado tem as suas particularidades – e elas devem ser levadas sempre em consideração.

Por essa razão, o bom contador moderno é aquele que estuda e desenvolve a sua capacidade de compreender os mais diferentes cenários e propor soluções viáveis para os seus clientes. Desde uma simples mudança de enquadramento até a revisão de um processo de emissão de nota fiscal, tudo pode impactar um negócio.

Em cada análise busque compreender quais são as prioridades a serem tratadas e, principalmente, quais são as melhores formas de comunicá-las aos envolvidos. Use as projeções numéricas para embasar as suas opiniões e, se possível, aponte as perspectivas que se abrem para o negócio caso seus conselhos sejam adotados.

5. Aprimore o relacionamento H2H

Você sabe o que é relacionamento H2H? Trata-se de uma expressão em inglês que significa “humana to human” ou, em bom português, de humano para humano. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos que mesmo nas relações entre empresas no final das contas estamos lidando com pessoas.

A ideia por trás desse conceito é que os clientes não sejam vistos como meros números, mas sim como seres humanos, com desejos, medos, dúvidas e sentimentos. Uma relação cordial entre você e seus clientes é a base para o sucesso de qualquer trabalho realizado.

Portanto, além de focar em competências técnicas, busque também desenvolver características que o permitam ter mais empatia com os seus clientes. Em meio a tantas formas de comunicação automatizadas, receber um atendimento humano pode fazer toda a diferença na hora de orientar os seus clientes.

…..

Como você pôde perceber, são muitas as características que fazem do contador um profissional preparado para enfrentar os desafios que virão pela frente no mercado. Como já dissemos, essa é uma profissão cujo perfil é cada vez mais dinâmico e acompanhar essas mudanças é essencial para se manter bem colocado.

Seu escritório deve estar preparado para mudanças, sejam elas quais forem. Isso significa aumentar o conhecimento técnico, utilizar novas ferramentas, rever metodologias e, principalmente, manter o foco nas necessidades dos seus clientes. Para fazer a diferença é preciso ir além da rotina e dadas as exigências do mercado atual, cada vez mais haverá oportunidades para que isso aconteça.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Parceiro: SAGE

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.