A Justiça do Trabalho do Espírito Santo decidiu que uma empresa capixaba de transporte rodoviários de passageiros terá que readmitir 178 empregados desligados durante a pandemia. A decisão, do juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Vitória, Guilherme Piveti, atende, parcialmente, a pedidos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Espírito Santo.

O magistrado entendeu que essa a situação poderia ter sido evitada de modo a impedir os efeitos de uma demissão em massa, com a aplicação das medidas provisórias que sugerem alternativas trabalhistas para este momento. Além de declarar nulas as demissões, o juiz titular determinou a reintegração dos trabalhadores, com o pagamento de salários vencidos e vincendos e, aos contratados em regime sazonal, o recebimento 40% do FGTS.

justiça

A decisão ocorre logo após a juíza do trabalho substituta Ana Larissa Lopes Caraciki , da 52ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, determinar que a churrascaria Fogo de Chão reintegre os cerca de 100 funcionários das unidades na capital fluminense, que foram dispensados em abril. A churrascaria usou o artigo 486 da CLT para fundamentar as demissões. O dispositivo estabelece que, em caso de paralisação do trabalho ocorrida por ato do poder público, cabe ao ente governamental o pagamento das indenizações. Na decisão, magistrada afirmou que não é possível alegar fato do príncipe para justificar as dispensas. Isso porque as medidas de isolamento social implementadas pelo Estado e município do Rio visaram a conter a propagação do coronavírus, e não tiveram o intuito de prejudicar setores econômicos.

Para comentar sobre as decisões e esclarecer possíveis dúvidas, deixo à disposição de vocês o especialista em direito Trabalhista e Previdenciário e sócio do FAS Advogados, dr. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça.

Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Att,

Harley Moreira – [email protected] – 11 9 8793-5089

Francini Pizzutto – [email protected] – 11 5501-4655

Sobre o FAS Advogados

O FAS Advogados é um escritório de advocacia brasileiro, cuja filosofia é proporcionar aos clientes valor agregado aos seus negócios, atuando no ritmo que o mercado exige e entendendo as peculiaridades de cada segmento, com equipes dedicadas ao Direito Tributário, Societário / M&A, Direito Civil, Comunicação, Trabalho e Regulamentação, com foco em meios de pagamento, entre outros.

Desde 2003, o FAS Advogados busca uma maneira moderna de atender seus clientes, oferecendo serviços jurídicos que possam impactar positivamente e estrategicamente seus negócios. Sua equipe é formada por profissionais altamente qualificados, focados na prestação de serviços jurídicos no mais alto nível e dentro de rígidos padrões éticos de conduta. A filosofia do escritório é estabelecer uma dinâmica de serviço que privilegie a atenção pessoal, alinhada com as formas mais contemporâneas de relações comerciais de sucesso.