Muitas pessoas chegam ao consultório odontológico com problemas de saúde bucal que podem ser facilmente resolvidas caso os cuidados com a higiene bucal sejam seguidos a risca.

Entretanto, por conta da correria do dia a dia e por todos os compromissos que ocorrem no cotidiano, as pessoas se encontram com dificuldade para realizar as higienizações da maneira correta.

Esse problema pode facilmente ser resolvido com um kit de higiene bucal, que aliás pode estar sempre na sua bolsa ou mochila e te acompanhar para onde você for.

Quais produtos de higiene são importantes?

Para montar o seu kit não é necessário de muito e nem gastar grandes quantidades de dinheiro.

Da próxima vez que você for ao dentista pelo plano odontológico, pergunte para ele quais produtos de higiene bucal são necessários ter sempre com você. Normalmente, são eles:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental
  • Enxaguante bucal. 

Isso mostra como é muito fácil manter a sua saúde bucal em dia, além de conseguir aquele sorriso perfeito que você sempre sonhou. Entretanto, é importante atentar-se a alguns detalhes na escolha desses produtos.

A escova de dentes deve ser de cerdas macias, uma vez que as médias ou duras podem danificar o esmalte dentário do indivíduo, pela força aplicada durante a escovação.

Além disso, é importante que o processo da escovação seja feito com calma. Não adianta ter pressa nesse momento, quando é sobre a sua saúde que estamos tratando. O aconselhado é que os dentes sejam escovados em pelo menos dois minutos, em todas as suas superfícies e de todos os lados.

Dessa maneira, é possível garantir que a grande parte dos alimentos que ficam presos nos dentes e entre eles sejam devidamente retirados, evitando o acúmulo de partículas que podem causar diferentes doenças.

Por esse motivo também, o fio dental se torna essencial. Por mais que o aconselhado seja passar uma vez por dia, o que poderia ser facilmente feito em casa, muitas vezes após o almoço fica um restinho de alimento preso no dente que pode ser muito incômodo.

Além disso, muitas pessoas deixam de passar o fio dental diariamente por acreditarem que isso não vai influenciar tanto na sua saúde bucal. Entretanto, esse produto faz muita diferença no momento de retirar as partículas de alimentos que ficam presos em lugares que a escova não alcança.

O uso do fio dental também é a maneira mais eficiente de garantir que a placa bacteriana seja devidamente retirada. O acúmulo da placa pode trazer grandes problemas à saúde bucal, com doenças que atacam a gengiva com inflamações que podem evoluir a um estágio que pode causar a perda dentária.

Além disso, o creme dental deve ser com flúor. Esse é um elemento químico essencial para garantir que os dentes estejam protegidos. Além disso, o flúor auxilia na remineralização dos dentes, causado pelas cáries.

Não esqueça de ir ao dentista

De nada adianta ter um kit de higiene bucal em sua boca se você não vai à clínica dental com a regularidade necessária, que normalmente é uma vez a cada seis meses.

Apesar de a higienização bucal ser extremamente importante, apenas no dentista é possível realizar as limpezas e restaurações necessárias, feito pelo próprio plano odontológico.

Além disso, o profissional realiza avaliações que podem fazer com que as doenças sejam encontradas em seu estágio inicial, com a possibilidade de que seus efeitos sejam revertidos.

Esse é o caso, por exemplo, da gengivite. Caso o dentista do plano odontológico perceba que você tem essa doença, irá realizar uma limpeza para que toda a placa bacteriana seja devidamente retirada.


Dessa forma, ele garante que a doença não vai seguir para o próximo estágio, que é periodontite e afeta diretamente os tecidos de sustentação dos ossos e dentes. Esse estágio da doença pode trazer diversos desconfortos e dores ao indivíduo, além de não ser possível reverter os seus efeitos, apenas cuidar para que não sejam agravados.

Caso você precise procurar por um dentista, seja pelo plano odontológico ou não, é possível encontrá-lo na internet. Isso porque, cada vez mais, os profissionais têm se dedicado ao marketing na odontologia, fazendo com que sejam facilmente encontrados. 

Com isso, fica ainda mais fácil encontrar um dentista perto de você e manter os cuidados em dia. Assim como o kit de higiene bucal é indispensável, a ida a um dentista também é. E agora que já vimos como montar um kit de saúde bucal, o que acha de aproveitar essas dicas e montar o seu?