Lei Do Bem: Solução Digital já auxilia mais de 320 empresas na utilização do incentivo fiscal no país

Atualmente, a solução criada pelo FI Group é responsável pelo gerenciamento de cerca de 5,5 mil projetos de PD&I e 9 mil notas fiscais de serviços terceirizados. Objetivo é atingir uma média de 10 mil acessos mensais na plataforma até o fim de 2021

FI Group , consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), acaba de divulgar um balanço com os principais resultados obtidos 11 meses após o lançamento do primeiro aplicativo voltado para o monitoramento da Lei do Bem (Lei 11.196/05), a Solução Digital Lei do Bem .

O levantamento indicou que de setembro de 2020 a julho de 2021, cerca de 320 empresas já acessaram e utilizaram a plataforma, por meio de mais de 590 usuários externos, sendo que o período mais próspero ocorreu entre abril e julho de 2021, no qual mais de 265 empresas utilizaram a solução por meio de 490 usuários externos.

Além disso, o balanço mensurou ainda que desde sua disponibilização, o aplicativo contou com mais de 9.300 acessos, sendo mais de 2.300 acessos de usuários externos ao FI Group.

Entre junho e julho ocorreram a maior parte dos acessos, representando 50% do total, e com uma média diária de 103 conexões.

Para o Diretor de Negócios do FI Group, Rafael Costa, o objetivo inicial da criação da plataforma está se cumprindo, uma vez que tem alcançado e beneficiado muitas empresas na gestão e processo de captura de dados correlacionados ao incentivo fiscal da Lei do Bem.

“O aplicativo tem executado seu papel e cada vez mais essa tecnologia tem funcionado como uma excelente interface para troca de informações inerentes à prestação de serviço da consultoria, além de um fornecedor, em tempo real, de indicadores gerenciais do andamento dos trabalhos”, celebra Costa.

Uma vez que a plataforma foi projetada para o controle do incentivo fiscal da Lei do Bem, até final de julho, o sistema garantiu a gestão de mais de 5.500 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que possuem a dedicação de mais de 11.200 funcionários parceiros do FI Group.

Além disso, a companhia conta com o controle de mais de 9.000 notas fiscais de serviços terceirizados relacionados a estes projetos de inovação.

Feedbacks e mudanças na solução

O Líder do projeto de Transformação Digital do FI Group Brasil, Rafael Sato, afirma que os principais feedbacks obtidos em relação à Solução Digital Lei do Bem são sobre o dinamismo das informações, a leveza da interface e a facilidade em localizar os dados.

“Os usuários também aprovam o acompanhamento transparente que é oferecido, o qual é extremamente seguro e em um único canal, respeitando confidencialidade e contribuindo para maior confiabilidade no uso do incentivo”, conta.

Sato destaca ainda que um dos principais benefícios da plataforma foi permitir que todos os times envolvidos, tanto internos do FI Group, quanto de seus parceiros, se mantivessem focados em realizar suas atividades produtivas, reduzindo a necessidade de geração de relatórios e reportes adicionais para acompanhamento e gerenciamento de dados e atividades.

Para melhor usabilidade do aplicativo, o FI Group realizou pequenas alterações no sistema ao longo deste período.

De acordo com Sato, a plataforma passa por constantes melhorias e atualizações tecnológicas, sendo a grande maioria baseada em feedbacks e sugestões recebidas de usuários internos ou externos ao Grupo.

“Nós sempre buscamos otimizar a usabilidade, dinamismo e transparência da Solução, sem onerar a intuitividade na operacionalização e uso de cada recurso”.

Pode-se afirmar que o principal destaque nos últimos meses foi uma modificação na seção de alocação de recursos humanos em projetos, que permitiu otimização significativa de tempo, tanto para inserção quanto para extração de relatórios completos desta etapa.

Impactos nos negócios do FI Group e uma visão do futuro

Com a digitalização das principais etapas da consultoria e da troca de informação entre seus parceiros, Costa garante que a ferramenta tornou os negócios da empresa mais produtivos e dinâmicos.

Mas este ainda não é o cenário aspirado.

“Com as metas planejadas, visamos um negócio mais fluido e produtivo do já vivenciado. Enxergamos que teremos times mais dispostos e próximos de nossos focais, permitindo que decisões estratégicas sejam mais assertivas. Com isso, iremos difundir de forma incisiva o aculturamento de inovação tecnológica no Brasil”, explica.

Até o final de 2021, o FI Group espera atingir uma média de 10.000 acessos no aplicativo por mês. A expectativa é aumentar essa média em aproximadamente 5% ao mês no decorrer dos próximos 2 anos, mantendo durante este período, aproximadamente 90% dos parceiros acessando e interagindo com a ferramenta.

Para Costa, o sucesso da Solução Digital Lei do Bem é um impulsionador para a criação de novos aplicativos.

“Já estamos preparados para iniciar o desenvolvimento de novas soluções voltadas a outros produtos, em uma plataforma que permite integração total entre todas as ferramentas, viabilizando aos nossos parceiros que façam o uso de mais de um incentivo fiscal, tenham visibilidade completa e consolidada de todo valor agregado pela nossa companhia em seus resultados”, finaliza o executivo.

Sobre o FI Group

FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 11.500 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.

Comentários estão fechados.