Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para empresas públicas e privadas será tema do evento Café com Inovação, no dia 22 de novembro, em São Paulo. A discussão será conduzida pelo advogado da área de proteção de dados, tecnologia e inovação, especialista no tema, Dr. Fabrício da Mota Alves. Além disso, a MicroStrategy, idealizadora do evento e líder mundial no fornecimento de plataformas analíticas e software de mobilidade, abordará aspectos sobre como o ferramentas de business analytics e a governança de dados podem ajudar a responder a esses desafios e a não impactar tanto nos modelos de negócios.

Durante o evento, o especialista dará um panorama geral sobre o que é a lei, os motivos pelos quais ela foi criada e pelos quais o Brasil está trazendo essa discussão para a sociedade, bem como a inspiração no modelo europeu e as especificidades da versão brasileira da regulamentação. Também serão trazidos exemplos internacionais de como empresas públicas e privadas no mundo todo estão lidando com a implementação da lei, que já está em vigor em outros países.  Além disso, o advogado demonstrará como as empresas devem se preocupar com a questão da lei no âmbito jurídico e os efeitos que a lei geral de proteção de dados já está tendo e ainda trará nacionalmente.

“Já existem ações judiciais sendo processadas e multas sendo aplicadas hoje, em um cenário pré-LGPD. O Ministério Público do Distrito Federal, por exemplo, já abriu mais de 30 inquéritos civis públicos envolvendo proteção de dados. Tudo isso sem a lei estar em vigor. O PROCON e associações de defesa do consumidor também já estão atuando. É o que chamo ‘Efeito LGPD’. Como consequência, promotores, fiscais, auditores e advogados estão estudando o assunto e adquirindo uma nova visão de valor sobre o direito fundamental à privacidade. As pessoas vão precisar  desenvolver a mesma mentalidade que  outras localidades no mundo já apresentam: que a privacidade é um direito que tem que ser respeitado, desde os aspectos de negócios até a preocupação com os riscos”, ressalta o especialista em proteção de dados.

Com vasta experiência na área, Dr. Fabrício da Mota Alves participou ativamente como assessor jurídico no Senado Federal, durante o processo legislativo que levou à edição da lei no Brasil. Membro do International Association of Privacy Professionals (IAPP) e da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados), é consultor da Comissão Europeia em matéria de proteção de dados com enfoque na legislação brasileira, professor do mesmo tema em renomadas instituições em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Paraná, profere palestras e realiza treinamentos em empresas dos mais diversos portes, além de prestar consultoria legislativa estratégica e para adequação das atividades da empresa à regulação.

Além dos aspectos contextuais sobre a lei e os desafios, o Café com Inovação abordará questões sobre como harmonizar a Lei Geral de Proteção de Dados com o business analytics e a governança de dados, o que será benéfico para as empresas. Esta explanação será conduzida por um especialista da MicroStrategy.  “Quando falamos de Lei Geral de Proteção de Dados, é fundamental contarmos com a governança tanto dos metadados quanto dos dados externos. A MicroStrategy já tem apoiado seus clientes com este desafio em países onde leis semelhantes já foram implementadas, como na Europa e nos Estados Unidos. E aqui não será diferente”,  Anderson Santos, Sales Engineer da MicroStrategy, 

Mais informações:

Dia e horário: 22 novembro (quarta-feira), das 9h00 às 12h00

Av. Chedid Jafet, 222 – Auditório do Millenium Office – Vila Olímpia, São Paulo, Brazil

A MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) é líder mundial no fornecimento de plataformas analíticas e software de mobilidade.