Liberado calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS

0

O INSS finalizou nesta terça-feira (8) o pagamento da antecipação da primeira parcela do 13º salário aos beneficiários. A primeira parcela equivale a 50% do valor do benefício e vem sem nenhum tipo de desconto. Já a segunda parcela para alguns segurados contará com o desconto do Imposto de Renda, a seguir explicaremos sobre esses descontos.

Vale lembrar que com a liberação do calendário da segunda parcela do 13º salário, os beneficiários que recebem um salário mínimo começam a receber antes dos beneficiários que recebem aposentadoria maior que um salário.

INSS

Pagamento da segunda parcela

Como dito anteriormente, a primeira parcela do 13º salário foi liberada, representando 50% do valor do benefício, e nesta primeira parcela não ocorre nenhum tipo de desconto, entretanto, a segunda parcela, correspondente aos outros 50% pode vir com desconto de Imposto de Renda. Caso seu benefício não se enquadre nas informações a seguir, não haverá desconto no seu benefício.

Segurados do INSS com idade máxima de 64 anos e que possuem renda superior a R$ 1.903,98 terão desconto de Imposto de Renda. Vale lembrar que o desconto é correspondente ao valor cheio e não apenas o desconto sobre 50% da segunda parcela.

Segurados com idade superior a 65 anos só terão desconto de Imposto de Renda aplicado caso receba um benefício com valor superior a R$ 3.807,96.

Além disso, os segurados devem lembrar que o 13º salário é pago proporcionalmente a quantidade de meses em que o benefício é concedido este ano. Logo, os segurados nos seguintes casos não receberá o valor total:

  • Quem teve o benefício concedido a partir de fevereiro ou terá o pagamento encerrado antes do dia 31 de dezembro de 2020, receberá o 13º salário proporcional, correspondente ao número de meses em que receberá a renda do INSS no ano.

Calendário do 13º salário do INSS

Benefícios de um salário mínimo
Dígito final2ª parcela – Junho
124 de junho
225 de junho
328 de junho
429 de junho
530 de junho
61 de julho
72 de julho
85 de julho
96 de julho
07 de julho
Benefícios acima de um salário mínimo
Dígito final2ª parcela – Junho
1 e 61 de julho
2 e 72 de julho
3 e 84 de julho
4 e 96 de julho
5 e 07 de julho