Ligações para aposentados do INSS realizarem a prova de vida online é golpe

0

Foi publicado pelo INSS uma nota informando sobre um golpe de ligações solicitando que aposentados e pensionistas realizem a prova de vida online, devido a pandemia.

Segundo as informações do INSS, na ligação são falados todos os dados pessoais e é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. 

Os golpistas apresentam muita segurança durante a fala. 

Foi indicado pelo INSS no alerta que todos que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneça nenhuma informação, pois o INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS é uma exigência que foi criada para evitar fraudes, por isso é necessário que os beneficiários a realizem a cada 12 meses em sua agência bancária. 

Todos os segurados necessitam realizar a prova de vida, independente da idade, do benefício que está recebendo, ou a maneira de recebimento, que geralmente acontece por meio de conta-poupança ou cartão magnético.

Prova de vida e a pandemia

A Prova de Vida deve ser realizada a cada 12 meses,comumente os bancos realizam a convocação dos aposentados na data de aniversário, outros podem optar por realizar no período que se refere ao que o segurado foi registrado no INSS, ou a convocação pela instituição pode ocorrer na véspera do vencimento da fé de vida. 

No momento, a prova de vida do INSS se encontra suspensa até abril, ou seja, voltando a ser exigida a partir do mês de maio. 

Até o momento, aqueles aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida, entre os meses de março e abril do ano passado, 2020, não terão seus benefícios bloqueados. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.