Lista com 40 Doenças Autoimunes e alguns tratamentos

Doenças autoimunes são doenças que atacam o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo, ou seja, uma resposta autoimune. o sistema imunológico existe para combater ameaças externas, como vírus e bactérias. Ao “visualizar” esses agentes, produz anticorpos com o objetivo de atacá-los. Em alguns casos, no entanto, as células se confundem e atacam o próprio organismo, pois entende que são invasores.

Os mecanismos imunológicos que ocasionam a lesão dos órgãos nessas doenças é algo que médicos e cientistas até conseguem compreender. Contudo, o que leva o sistema imunológico a se reverter e se auto destruir é que ainda é um mistério para a medicina.

Existem mais de uma centena de doenças crônicas que têm sua origem em uma resposta autoimune. Mas, apesar do processo em comum, cada doença autoimune tem suas próprias características, ritmo evolutivo e sintomas específicos. 

Os locais do nosso corpo que são mais acometidos pelas doenças autoimunes são: o sistema nervoso, os aparelhos digestivo e respiratório, pele, sangue, olhos, articulações e glândulas endócrinas.

Quais os principais sintomas?

Isso vai variar de pessoa para pessoa. Embora toda doença autoimune seja crônica, algumas pessoas apresentam sintomas mais leves, enquanto outras têm manifestações tão intensas que, em certos casos, podem levar à morte. 

Um dos exemplos é o lúpus: enquanto alguns pacientes apresentam eventuais dores nas articulações e a famosa mancha no rosto, em forma de borboleta, outros desenvolvem problemas sérios nos rins ou nos vasos sanguíneos (vasculite).

Apesar de não ser uma via de regra, aproximadamente 75% das pessoas que sofrem de doenças autoimunes são mulheres. A justificativa mais aceitável para essa desigualdade seria hormonal. A maioria é acometida em idade fértil.

Como funciona o tratamento?

De acordo com os médicos, o tratamento para doenças autoimunes evoluiu bastante nos últimos anos e varia de acordo com a enfermidade, mas o uso de corticoides é algo frequente. Esses anti-inflamatórios são eficazes e ajudam a controlar a reação do organismo, mas seu uso crônico traz efeitos indesejados, como aumento da vulnerabilidade a infecções e ganho de peso. Ou seja, é uma faca de dois gumes. Melhora de um lado e causa efeitos colaterais de outro. Conviver com este tipo de doença é viver “no fio da navalha”, como é falado popularmente.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

A lista das doenças autoimunes

O número de doenças autoimunes é bastante extenso. A seguir, vamos listar algumas:

  1. Diabetes tipo 1
  2. Lúpus
  3. Artrite reumatoide
  4. Doença de Crohn
  5. Esclerose múltipla
  6. Vitiligo
  7. Tireoidite de Hashimoto- HIPOTIREOIDISMO
  8. Doença de Graves-HIPERTIREOIDISMO
  9. Psoríase
  10. Púrpura trombocitopênica idiopática-(PTI)
  11. Hepatite autoimune
  12. Síndrome de Guillain-Barré
  13. Granulomatose de Wegener
  14. Vasculites
  15. Miastenia gravis
  16. Doença celíaca-Enteropatia por glúten
  17. Esclerodermia
  18. Doença de Behçet
  19. Anemia hemolítica autoimune
  20. Cirrose biliar primária
  21. Espondilite anquilosante
  22. Doença de Addison
  23. Síndrome antifosfolipídica autoimune
  24. Dermatite herpetiforme
  25. Febre familiar do Mediterrâneo
  26. Glomerulonefrite por IGA
  27. Glomerulonefrite membranosa
  28. Síndrome de Goodpasture
  29. Síndrome miastênica de Lambert-Eaton
  30. Oftalmia simpática
  31. Penfigóide bolhoso poliendocrinopatias
  32. Púrpura autoimune
  33. Doença de Reiter tireoidite autoimune
  34. Síndrome antifosfolipídica
  35. Espondilite anquilosante
  36. Retocolite ulcerativa
  37. Síndrome de Churg-Strauss
  38. Sarcoidose
  39. Síndrome de Vog-Koyanagi-Harada
  40. Alopecia Areata

Cada uma tem sua peculiaridade e seu próprio tratamento. Portanto, procure um médico, faça os exames e converse com o profissional para saber o melhor tratamento, quais os medicamentos e como lidar com a enfermidade.

ANA LUZIA RODRIGUES

Comentários estão fechados.