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Lista com todos os códigos e motivos para devolução de cheques

Lista com todos os códigos e motivos para devolução de cheques

28/02/2022 às 10h21 Atualizada em 28/02/2022 às 13h21
Por: Ricardo
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Dinheiro foto criado por freepik - br.freepik.com
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Um cheque é devolvido quando não é aceito como forma de pagamento em uma transação financeira, assim, a venda do produto ou serviço não pode ser concluída.

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Existem algumas situações que causam a devolução do cheque, sendo elas a falta de fundos, conta encerrada, divergência na assinatura, dentre outros.

Em determinadas situações, o nome do consumidor acaba indo para o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), onde para regularizar a situação é necessário contatar o credor, pagar a dívida e levar o comprovante ao banco.

Porque o cheque é devolvido?

Como o cheque não é descontado no ato da compra, pode acontecer que o consumidor pegue o produto e descubra depois de algum tempo que o cheque foi devolvido. Logo, quando o problema for identificado e o consumidor entrar em contato com o banco, o cliente será informado por qual motivo o cheque foi devolvido.

É importante esclarecer que a justificativa não acontece de forma aleatória e nem é estabelecida de acordo com cada instituição financeira. Isso porque as causas para ter um cheque devolvido, são definidas pelo Banco Central do Brasil.

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Assim, existe uma lista atribuindo códigos para cada possível ocorrência que pode levar à devolução do cheque por parte do cliente.

Sendo assim, no verso de cada cheque devolvido é registrado um desses códigos definidos pelo Banco do Brasil, sendo essa tarefa de responsabilidade da instituição financeira que recebe o cheque.

Códigos de motivos para devolução de cheques

O Banco Central possui uma lista com 36 motivos para a devolução de cheques. Sendo elas:

I. Cheque sem provisão de fundos

  • Motivo 11: Cheque sem fundos – 1ª apresentação;
  • Motivo 12: Cheque sem fundos – 2ª apresentação;
  • Motivo 13: Conta encerrada;
  • Motivo 14: Prática espúria.

II. Impedimento ao pagamento

  • Motivo 20: Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco;
  • Motivo 21: Cheque sustado ou revogado;
  • Motivo 22: Divergência ou insuficiência de assinatura;
  • Motivo 23: Cheques emitidos por entidades e órgãos da administração pública federal direta e indireta, em desacordo com os requisitos constantes do art. 74, § 2º, do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967;
  • Motivo 24: Bloqueio judicial ou determinação do Bacen;
  • Motivo 25: Cancelamento de talonário pelo participante destinatário;
  • Motivo 27: Feriado municipal não previsto;
  • Motivo 28: Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio
  • Motivo 30: Furto ou roubo de cheque;
  • Motivo 70: Sustação ou revogação provisória.

III. Cheque com irregularidade

  • Motivo 31: Erro formal (sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso);
  • Motivo 33: Divergência de endosso;
  • Motivo 34: Cheque apresentado por participante que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato;
  • Motivo 35: Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do participante ("cheque universal"), ou com adulteração da praça sacada, ou ainda com rasura no preenchimento.

IV. Apresentação indevida

  • Motivo 37: Registro inconsistente;
  • Motivo 38: Assinatura digital ausente ou inválida;
  • Motivo 39: Imagem fora do padrão;
  • Motivo 40: Moeda Inválida;
  • Motivo 41: Cheque apresentado a participante que não o destinatário;
  • Motivo 43: Cheque, devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução;
  • Motivo 44: Cheque prescrito;
  • Motivo 45: Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante Ordem Bancária;
  • Motivo 48: Cheque de valor superior a R$ 100 (cem reais), emitido sem a identificação do beneficiário;
  • Motivo 49: Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 28, 30, 35, 43, 44 e 45.

V. Emissão indevida

  • Motivo 59: Informação essencial faltante ou inconsistente não passível de verificação pelo participante remetente e não enquadrada no motivo 31;
  • Motivo 60: Instrumento inadequado para a finalidade;
  • Motivo 61: Papel não compensável.

VI. A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratada

  • Motivo 71: Inadimplemento contratual da cooperativa de crédito no acordo de compensação;
  • Motivo 72: Contrato de Compensação encerrado.

Como encontrar um cheque devolvido?

Como o cheque é uma forma de pagamento que pode ser passada de mão em mão até que de fato seja depositado no banco, às vezes encontrar o portador pode ser algo difícil.

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Sendo assim, uma solução comum por parte dos clientes é entrar em contato com o banco e solicitar a microfilmagem do cheque devolvido para descobrir o histórico da movimentação.

Assim, ao localizar o cheque, o responsável deve ir até o lugar para resgatá-lo, e então deve pagar o valor em dinheiro para o portador do cheque, para ter o direito de retomar a folha devolvida.

Após esse processo, o cliente deve comparecer ao banco com uma declaração de quitação do cheque devolvido para comprovar que de fato a dívida foi quitada.

Contudo, caso não seja possível localizar a pessoa que esteja com a folha de cheque, um advogado poderá entrar com ação, solicitando a baixa da restrição nos órgãos de crédito, logo, o juiz publicará o nome do portador em um edital e, caso o mesmo não se manifeste em um prazo de até 30 dias, o débito será considerado como quitado.

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