Lista de benefícios liberados com inscrição no Cadastro Único

0

O Cadastro Único (CadÚnico) auxilia o Governo Federal a conhecer as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Com esses dados, será possível integrá-las em programas sociais cuja intenção é melhorar a condição de vida delas.

No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), você poderá se inscrever no Cadastro Único. São de responsabilidade dos municípios repassarem os dados para os Estados até chegar ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Serão contemplados pelo Cadastro Único as famílias que estiverem em situação de pobreza ou pobreza extrema. Ou seja, com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 250) ou total de até três salários (3.300).

cadunico
cadunico

O cadastro é feito através de entrevista com o responsável familiar. Ele (a) deverá ser maior de 16 anos e residir no mesmo domicílio que os demais membros da família. Recomenda-se, que o responsável seja uma mulher que possua CPF ou Título de Eleitor.

Será de responsabilidade do representante informar seus dados pessoais e de todos os membros da família que residem no mesmo endereço. Sendo necessário levar documentos oficiais.

Sendo os seguintes documentos:

Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e/ou Título de Eleitor. Além disso, é preciso levar um comprovante de residência, que pode ser conta de água ou luz atual.

As famílias que pertencem a um grupo indígena ou quilombola é necessário apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI). Os dados no Cadastro único devem ser atualizados anualmente ou sempre que houver necessidade.

Veja os benefícios sociais que são oferecidos para quem está cadastrado no CadÚnico:

Água para todos;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Auxílio emergencial;
Bolsa estiagem;
Bolsa Família;
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
Carta Social;
Carteira do Idoso;
Casa Verde e Amarela;
Crédito Instalação;
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Pro Jovem Adolescente;
Programa Brasil Alfabetizado;
Programa Brasil Carinhoso;
Programa de Cisternas;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​;
Programa Nacional de Crédito Fundiário;
Programa Nacional de Reforma Agrária;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Telefone Popular.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil