Livro razão na contabilidade: Veja o objetivo e as principais características

O livro razão é um livro contábil que tem como objetivo permitir o controle individualizado das movimentações das contas empresariais

livro razão é um dos instrumentos usados pela contabilidade para escriturar as movimentações econômicas que acontecem no cotidiano das empresas. 

Diferentemente do livro diário, ele não é uma obrigação legal para todas as empresas mercantis – depende do regime de tributação.

Mesmo assim, tem importância fundamental ao dia a dia dos negócios, inclusive para as empresas optantes pelo Simples Nacional.

Quer saber o que é, para que serve e quais são as principais características do livro razão?

Descubra ao longo deste artigo.

O que é o livro razão na contabilidade?

O livro razão é um livro contábil que tem como objetivo permitir o controle individualizado das movimentações das contas empresariais.

Os dados que alimentam o livro razão são provenientes do livro diário, outro instrumento usado pela contabilidade.

A principal diferença entre os dois é que, enquanto o livro diário registra os fatos contábeis em detalhes e em ordem cronológica, o livro razão registra os fatos em ordem sistemática, trazendo um resumo dos lançamentos por cada tipo de conta.

No livro razão, cada conta é tratada separadamente, permitindo a apuração dos saldos e resultados, bem como a elaboração de relatórios e demonstrativos contábeis.

Qual o objetivo do livro razão?

O objetivo do livro razão é permitir uma análise individualizada de cada conta da empresa, tanto as patrimoniais quanto as de resultados.

Por meio dele, é possível, ao final de cada exercício, elaborar relatórios e demonstrativos essenciais à tomada de decisão, como Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), entre outros.

Como a análise é feita sistemática e individualmente, o gestor tem condições de descobrir quais contas têm saldo credor e quais têm saldo devedor.

Se, por meio do livro razão, o gestor identificar que o saldo da conta “bancos” está baixo e o da conta “caixa” tem recursos excedentes, ele pode transferir o dinheiro do caixa para o banco. 

Caso seja necessário fazer compras ou investimento em melhorias, por exemplo, a decisão também deve ser tomada a partir de uma análise sistemática das contas contábeis da empresa, informações fornecidas pelo livro razão.

O livro razão é obrigatório?

O livro razão é obrigatório para empresas optantes pelo regime tributário chamado Lucro Real.

As empresas optantes pelo Lucro Presumido ou pelo Simples Nacional não são obrigadas por lei a usar o livro razão (embora devam apresentar o livro diário), mas isso não é unanimidade entre especialistas – há quem entenda que, pela legislação societária, é obrigatório.

Além disso, o Lucro Presumido entrega Escrituração Contábil Digital (ECD), e sem o livro razão isso não é possível.

Por isso, devido à importância do ponto de vista gerencial, é recomendado que todas as empresas adotem o livro razão, dada a riqueza de informações.

Digital ou impresso?

Antes da criação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e do avanço digital, o livro razão era impresso na forma de livro ou fichas avulsas

Cada folha recebia o título de conta, como banco, fornecedores, caixa, estoque e assim por diante. 

Por se tratar de uma cópia resumida e consolidada do livro diário, o livro razão não precisa ser autenticado pelos órgãos competentes.

Com o lançamento do SPED, em 2007, e dos sistemas eletrônicos e automatizados de escrituração contábil, o livro razão digital tem se tornado uma tendência.

Além de prático e fácil de acessar e arquivar, a versão digital reduz desperdícios com impressões desnecessárias e espaço físico.

O livro razão digital também pode ser atualizado de forma dinâmica, à medida que os dados são lançados no livro diário, fornecendo relatórios confiáveis e em tempo real.

De qualquer forma, tanto a versão impressa quanto a digital cumprem a mesma função: demonstrar, de forma analítica, as movimentações e os saldos das contas contábeis separadamente.

Quais são as características do livro razão?

Embora o livro razão dispense a necessidade de autenticação nos órgãos competentes, sua escrituração deve obedecer às regras de lançamento conforme as boas práticas contábeis.

As principais características são:

  • Nome da conta: caixa, bancos, fornecedores, estoque, entre outras informações
  • Data do lançamento: dia, mês e ano em que ocorreu o fato contábil
  • Contrapartida: conta que completa o lançamento da conta que está sendo escriturada
  • Histórico do lançamento: descrição resumida do fato contábil registrado na escrituração
  • Débito e Crédito: indicação da origem ou destino do recurso movimentado entre as contas contábeis
  • Saldo: diferença entre a soma dos débitos e a soma dos créditos
  • D/C: indicação da natureza do saldo D (devedor) e C (credor).

Caso a escrituração seja mecanizada, é necessário constar no livro razão também o número da folha correspondente no livro diário.

Exemplo de lançamento no livro razão

Como exemplo, suponhamos que uma empresa varejista comprou, em determinada data, R$ 20 mil em mercadorias para compor o estoque, pagando à vista e em dinheiro. 

Veja como fica o lançamento no livro razão: 

Conta “Caixa”

DataContrapartidaHistóricoDébitoCréditoSaldoD/C
01/02/20221Saldo anterior40.000D
02/02/20221EstoquesValor ref. à compra de mercadorias conforme NF Nº XXX20.00020.000C

A princípio, pode parecer complicado, sobretudo se você não tem familiaridade com as particularidades das normas contábeis, mas isso não é razão para se preocupar. 

Com a assessoria de uma contabilidade digital moderna e eficiente, a maioria dessas tarefas repetitivas e burocráticas pode ser automatizada com o uso de softwares.

Isso aumenta a eficiência e reduz o risco de inconformidades. 

Descomplique a contabilidade com a Contabilix

Como vimos, o livro razão é obrigatório apenas para empresas optantes pelo Lucro Real, mas, devido à sua importância gerencial, pode ser adotado por todos os tipos de empresa. 

A boa notícia é que, com a contabilidade online, você tem à disposição pacotes de serviços que descomplicam suas rotinas contábeis, tornando o seu dia a dia muito mais eficiente e produtivo

Se você é empresário do ramo de comércio ou serviços e precisa de soluções contábeis completas a preços competitivos para o seu negócio, venha para a Contabilix

Graças à automatização de rotinas, conseguimos preços incríveis para a sua empresa, com economia de até 80% em relação aos escritórios tradicionais.

Na Contabilix, você tem à disposição todos os serviços de que precisa, como emissão de guias e cálculo de impostos, obrigações acessórias, plataforma gerencial, emissão de notas fiscais ilimitadas e muito mais. 

Abra sua empresa gratuitamente e sem sair de casa ou troque de contador e garanta a primeira mensalidade grátis!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Jean Bitar, fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil.

Original de Contabilix

Comentários estão fechados.