Confira 7 livros que todo Contador ou estudante de contabilidade precisa ler

0

A Contabilidade expande a cada dia, trazendo novos desafios aos contadores. São profissionais que atendem variados segmentos profissionais e dentro desse atendimento ainda existe segmentação de tipos de prestação de serviços, tais como, gestão financeira, consultoria, auditorias, perícias e outros.

Dessa forma é  exigido dos profissionais da área um embasamento maior, inclusive para se atualizarem diante das novas tecnologias que surgem como auxiliares dos processos de uma empresa contábil e para encarar o mercado que está cada vez mais competitivo. Sendo assim, uma boa leitura de bons livros de contabilidade, é fundamental.

E é aí que se faz necessário buscar boas fontes teóricas, confiáveis. Saiba Mais

Nesse artigo vamos elencar 7 livros sobre contabilidade que vale a pena conferir. Veja a seguir:

1.Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

Autoria: Eliseu Martins,  Sérgio de Ludícibus,  Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos

Esse livro é considerado como a “Bíblia da Contabilidade” e contém orientações, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB).

2.Contabilidade Empresarial

Autoria : José Carlos Marion

Esse livro é bem cobrado nas instituições de ensino superior do Brasil , por dar um enfoque especial e valorizar a compreensão dos relatórios contábeis e da elaboração dos demonstrativos  financeiros bem como por  levar situações bem práticas ao futuro contador.

3.Contabilidade introdutória

Autoria: Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus,  Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz

Outro  livro obrigatório para quem está estudando e/ou  iniciando na carreira de contador.

Foi escrita por renomados professores da Universidade de São Paulo, com linguagem simples, acessível e informações atualizadas sobre leis e normas. Aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais.

4.Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil

Autoria: Edison Carlos Fernandes

Este livro trata da relação entre direito comercial e a contabilidade. O autor defende que tais ciências são parceiras e a contabilidade não pode caminhar sem os fundamentos legais, com o objetivo de organizar as relações empresariais.

Ele aborda o contexto histórico, destacando a evolução das relações jurídicas e financeiras e como tudo isso impactou na forma como as decisões empresariais são tomadas hoje.

5.Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Autoria: Tesouro Nacional

É  importante destacar uma obra voltada a um segmento que demanda grande atenção: o setor público. Esse manual é lançado anualmente pelo Tesouro Nacional e pode ser obtido gratuitamente, na versão impressa ou digital. Ele fala sobre o processo de elaboração e execução do orçamento.

6.Contabilidade tributária: Um Enfoque nos IFRS e na Legislação do IRPJ

Autoria: Mateus Alexandre Costa dos Santos

Um  dos mais importantes livros de contabilidade a quem atua nas áreas fiscal e jurídica. Certamente as constantes mudanças das normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) vêm confundindo profissionais que não possuem tempo para consultar e estudar profundamente todo essa imensidão constante de inovações.

Entretanto, essa  multiplicidade de olhares legais sobre a contabilidade tributária exige o auxílio de manuais como o escrito pelo professor Mateus, doutor e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e um dos que melhor tratam a questão fiscal e sua relação com o que é praticado no universo contábil atualmente.

O livro ainda aproveita a oportunidade para traçar questões teóricas e práticas da área contábil sobre as alterações nas regras do IRPJ (materializadas pela Lei Federal nº 12.973/2014), mudanças, evidentemente, influenciadas pelas IFRs.

Nesse exemplar, são tratados temas relevantes da área, como combinação de negócios, tratamento tributário exigido para o ajuste a valor presente, ativo intangível, ativo imobilizado, contratos de concessão e outras discussões , de tak forma que se torna imprescindível à sua atuação em um departamento contábil.

7.Contabilidade de Custos

Autoria: Eliseu Martins

Em sintonia com as Normas Internacionais de Contabilidade, esse compêndio  é considerado um dos principais livros de contabilidade de custos do país .

Atualmente, a contabilidade de custos se traduz em um poderoso instrumento de planejamento e controle, principalmente para as decisões de qualquer empresa. Como essa disciplina se debruça sobre a mensuração de informações financeiras e não financeiras ligadas ao consumo de recursos na empresa, sua importância é chave para a competitividade e consequente sucesso corporativo.

Ao falar sobre critérios técnicos e legais vinculados, por exemplo, à contabilização dos custos de produção e do peso da carga tributária na atividade produtiva (principalmente ICMS e IPI), a obra apresenta critérios inovadores de rateio, reflexões sobre cálculo do custo unitário e CPV (Custo dos Produtos Vendidos), além de modelos críticos para implantação de sistemas de custos.

O autor consegue abordar temas complexos de forma acessível, de fácil assimilação e execução dentro da rotina das práticas de gestão das organizações. Trata-se portanto de um dos livros de contabilidade mais adotados nos cursos de Administração, Contabilidade e Economia.