Lucro do FGTS será pago em agosto, veja quem recebe

Todos os trabalhadores com saldo no dia 31 de dezembro de 2021 vão receber o lucro do FGTS em agosto

Os trabalhadores que possuem conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vão receber até o final de agosto, uma parcela do lucro obtido pelo Fundo em 2021.

Todos os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada possuem contas do FGTS, tendo em vista que essas contas são vinculadas ao contrato de trabalho.

No entanto, o valor que será distribuído neste ano, ainda não foi definido, tendo em vista que o montante obtido através da correção monetária está sendo definido pelo Conselho Curador do FGTS.

O lucro do FGTS é distribuído aos trabalhadores desde 2017 e no ano passado foram distribuídos 96% de todo o lucro obtido aos trabalhadores, um montante equivalente a R$ 8,12 bilhões.

Lucro do FGTS

O pagamento do lucro do FGTS será feito mediante crédito nas contas do Fundo de Garantia que os trabalhadores tinham em conta no dia 31 de dezembro de 2021.

Dessa forma, mesmo que os trabalhadores tenham resgatado parcial ou integralmente o saldo do FGTS este ano, ainda será possível receber os valores.

Com relação ao lucro do FGTS, é importante lembrar que a rentabilidade do Fundo de Garantia é fixa em 3% ao ano e os trabalhadores recebem parte desse lucro decorrente dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria.

Isso porque, a título de informação, enquanto os trabalhadores não utilizam os recursos do Fundo de Garantia, o governo pode pegar emprestado esses valores para financiamento dos respectivos projetos de infraestrutura e saneamento.

Quem vai receber o lucro do FGTS este ano?

Todo e qualquer trabalhador que tinha saldo nas contas do Fundo de Garantia no dia 31 de dezembro de 2021 terá direito de receber uma parcela do lucro do FGTS.

Vale esclarecer também que lucro do FGTS não pode ser sacado, isso porque, os valores serão depositados nas contas do Fundo de Garantia do trabalhador, e o mesmo deverá sacar o saldo sob as regras tradicionais do programa, como em caso de demissão, saque aniversário, aposentadoria, etc.

Como consultar?

Assim que o lucro do FGTS for distribuído aos trabalhadores, será possível realizar a consulta do depósito nos canais oficiais do programa, como:

  • Aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS;
  • Site do FGTS;
  • Central Telefônica da Caixa nº 111, opção 2;
  • Internet Banking para correntistas da Caixa;

Assim que o repasse for confirmado pela Caixa, será possível consultar o valor recebido através do extrato do FGTS. A consulta ao lucro estará impresso com a seguinte informação: “cred dist resultado ano base 12/2021”.

Comentários estão fechados.