Lucro do FGTS será pago, veja quem vai receber e quando

Veja quando o lucro do FGTS será pago para os trabalhadores e quem vai receber

Um dos principais benefícios dos trabalhadores diz respeito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O benefício ganhou ainda mais destaque este ano com a liberação do saque extraordinário.

No entanto, os trabalhadores ainda têm uma nova possibilidade de receber valores do Fundo de Garantia este ano devido ao repasse do lucro do FGTS.

O lucro do FGTS diz respeito a uma correção monetária que o governo aplica sobre o saldo do Fundo de Garantia de todos os trabalhadores.

Essa correção acontece no último dia do ano, logo, a correção monetária foi aplicada no dia 31 de dezembro de 2021.

Atualmente, o Conselho Curador do FGTS, conselho formado por representantes do governo, empresas e trabalhadores, está trabalhando nos cálculos de qual foi o lucro obtido pela correção.

Assim, a partir da identificação de qual foi o lucro, o conselho será responsável por determinar qual margem de todo lucro será distribuído para os trabalhadores.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

Como a correção monetária do FGTS é aplicada sobre o saldo dos trabalhadores no dia 31 de dezembro de 2021, todo trabalhador que tinha saldo na respectiva data terá acesso ao repasse.

Vale lembrar que quanto maior o saldo que cada trabalhador tinha na conta do FGTS na respectiva data, maior será o repasse que o trabalhador pode receber.

Dessa forma, mesmo que o trabalhador tenha realizado o saque extraordinário do FGTS, ou ainda que tenha sacado por qualquer outra situação, os mesmos ainda terão acesso ao benefício.

Quando o lucro do FGTS vai ser pago?

O lucro do FGTS será pago no mês de agosto, em um cronograma que ocorrerá no mais tardar até o dia 31 do respectivo mês.

Isso porque a lei do lucro do FGTS estabelece que o valor deve ser distribuído a todos os trabalhadores no máximo até o dia 31 de agosto.

Neste momento, o conselho curador do FGTS está verificando a soma total do lucro para identificar qual será o valor exato para pagamento.

A título de comparação, no ano passado o repasse aprovado para os trabalhadores foi de R$ 8,12 bilhões. Onde, desse montante o índice aplicado sobre o saldo do FGTS foi de “0,01863517” ou de 1,86%.

Comentários estão fechados.