M&A: Entenda melhor o processo

Negociação é bastante complexa e pode durar vários meses

0

Fusões e aquisições não são novidades no mundo dos negócios, mas o processo, conhecido também como M&A ( Mergers & Acquisitions), vem ganhando fôlego no País com o surgimento de empresas especializadas em identificar oportunidades para quem está vendendo e pra quem está comprando.

Haim Mesel, da Triaxis, ressalta que uma operação de M&A não ocorre da noite para o dia, que o processo pode durar cerca de um ano e que envolve vários passos. 

“Quando assessoramos uma empresa em um processo de M&A, nós cumprimos uma série de etapas. Primeiro, resumidamente, identificamos os objetivos dos sócios da empresa que quer ser negociada. Nos aprofundamos na gestão da empresa, de olho na sua estruturação financeira e administrativa e ajudamos na preparação da empresa para a operação (seja uma fusão, aquisição ou incorporação), sempre atentos para a maximização de valor para nosso cliente. Então, realizamos a avaliação da empresa ( valuation), confeccionamos um memorando de oferta contendo as informações detalhadas da companhia e vamos ao mercado em busca dos potenciais investidores ou compradores. Ainda assessoramos toda a tramitação do processo de venda e formulação do contrato”. 

Especialistas no setor acreditam que esse pode ser um bom momento para as empresas iniciarem sua preparação visando uma operação de M&A em 2021, quando a economia estiver voltando ao patamar normal de operação.

Empresas de médio porte também podem pensar na possibilidade de uma fusão, mas em todos os casos, o apoio de um advisor (assessor) é essencial no processo, já que mantém o foco dos empreendedores na operação da empresa e ajudam a maximizar o valor da transação.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!  

TriaxisCapital