Uma exaltação da ética e da boa governança. Durante todo o mês de maio o The Institute of Internal Auditors (The IIA), a principal instituição de auditoria interna no mundo, promoverá ações que estimulem a valorização das áreas de auditoria em empresas públicas e privadas, premiando cases relevantes, que sirvam de exemplo de promoção de práticas eficientes de gestão, compliance, prevenção a fraudes e gerenciamento de riscos.  A entidade acaba de anunciar a marca histórica de 200 mil auditores internos associados, presentes em 170 nações e em todos os continentes. Segundo Richard Chambers, presidente e CEO do The IIA o recorde é reflexo da valorização da profissão no mundo. “O resultado é um reconhecimento de nosso esforço em apoiar o crescimento contínuo e o desenvolvimento profissional dos membros, a fim de prepará-los para que possam proteger e gerar valor nas organizações em que atuam”, comemora Chambers.     

O IIA May também é intensamente promovido pelo IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, a maior entidade da carreira no país e filiada ao The IIA. Em anos anteriores, empresas como a Ocyan e Banco da Amazônia conquistaram o Prêmio internacional do Mês da Conscientização de Auditoria Interna, por participarem ativamente da campanha, promovendo palestras e ações de incentivo a valorização profissional.


Para orientar as empresas a participarem do IIA May, o The IIA disponibiliza gratuitamente o ‘Building Awareness Toolkit’. Trata-se de um guia disponível para download que traz informações sobre a relevância da profissão, além de programas criativos com amostras de vídeos e ferramentas que ajudam a aumentar a conscientização sobre a importância da carreira na sociedade, junto a estudantes universitários, gestores e ao conselho de administração de empresas públicas e privadas.

A valorização da profissão no Brasil nos últimos anos tem contribuindo para que o país seja um dos principais promotores do IIA May tendo sido premiado pelo The IIA nas últimas três edições da campanha internacional. “Hoje, somos o 5o maior instituto de auditoria interna do mundo, devido a um crescimento contínuo, tanto na contratação de profissionais, como na ampliação e fortalecimento de áreas de auditoria. Mas ainda há muito que trilhar para chegarmos ao nível de mercados mais avançados como Estados Unidos e Reino Unido”, lembra Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil.