Mais 2 pagamentos do auxílio serão liberados até domingo, veja quem recebe

0

A Caixa Econômica Federal segue fazendo os pagamentos do auxílio emergencial. Hoje, os beneficiários são os trabalhadores nascidos em maio, além daqueles que estão inscritos no Bolsa Família e possuem Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4.

Esses pagamentos fazem parte do Ciclo 2, ou seja, se trata da segunda parcela que foi antecipada na semana passada. 

Portanto, até domingo, 23, ainda serão liberados mais dois pagamentos. Para saber se você receberá o dinheiro, continue acompanhando este artigo e saiba ainda como movimentar o recurso antes da data de liberação do saque. 

Quem têm direito?

Pelas novas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o auxílio está sendo pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

Além disso, podem receber o benefício aqueles que em dezembro de 2020, estavam elegíveis e tiveram acesso ao auxílio emergencial ou auxílio emergencial extensão.

No caso dos beneficiários do Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, ou seja, a família recebe o benefício que possui maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa ou o valor do auxílio emergencial.

Segunda parcela

De acordo com o cronograma de pagamentos, a segunda parcela do auxílio emergencial está disponível no sábado, 22, para os nascidos no mês de junho.

Por sua vez, aqueles que comemoram o aniversário em julho recebem no domingo, 23. Depois, os pagamentos voltam a ser feitos apenas no dia 25. 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Saque do auxílio emergencial / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para os inscritos no programa Bolsa Família, não haverá pagamentos entre os dias 22 e 23. Assim, os beneficiários que possuem NIS final 5 recebem na próxima segunda-feira, 24.

Para esse grupo, é possível fazer o saque do dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, basta observar a data de depósito. 

Como utilizar o dinheiro?

Os valores são depositados na conta social digital e podem ser movimentados imediatamente através do aplicativo Caixa Tem.

O sistema disponibiliza várias opção de movimentação do dinheiro, mas para o saque é necessário aguardar a liberação que também segue um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Mas não se preocupe, veja as principais funções disponíveis para que você possa utilizar o recurso antes do prazo:

Pagamentos: basta acessar o aplicativo e escolher a opção “pagar suas contas” que fica logo na tela inicial. Você tem a opção de digitar o código de barras ou ainda escanear o número do documento através da câmera do celular. Após isso, confirme as informações e finalize com a sua senha; 

Cartão de débito virtual: é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de qualquer um dos estabelecimentos credenciados. Para isso, é preciso gerar o cartão no aplicativo através do ícone “Cartão de Débito Virtual”.

Desta forma, será mostrado o nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança que vale para uma compra ou por alguns minutos. Quando for realizar uma nova compra deve ser gerado outro código. Isso garante a segurança nas transações; 

Pagamento nas maquininhas: o Caixa Tem também oferece a opção “Pague na maquininha”, que é uma forma de pagamento digital e pode ser realizada nos estabelecimentos físicos que são habilitados.

Assim, é feita a leitura de QR Code gerado pelas maquininhas dos estabelecimentos e, para isso, basta escanear através da câmara do seu aparelho celular.

Após a liberação do saque, é possível fazer transferências por meio da conta digital, assim como em outros bancos. Para isso, basta clicar em “transferir dinheiro” utilizando a agência e conta ou a partir da leitura de um QR Code.

Outra opção é o saque sem cartão que permite sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e até mesmo em lotéricas. 

Para isso, acesse o aplicativo e gerar um código que deve ser apresentado ao atendente da lotérica ou informado no caixa eletrônico. Para as contas pagas em lotéricas, basta informar o código do Caixa Tem que foi gerado para o atendente. 

Por Samara Arruda