Marketing Contábil: O que é e Como Funciona

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Você sabia que entender de contabilidade não é suficiente para garantir o sucesso da sua empresa contábil?

Isso acontece porque uma empresa não é composta apenas pela parte técnica, você não é e nem encontra um profissional que domine todo tipo de assunto que uma empresa precisa para ter sucesso.

Multiplique suas forças

Você pode conhecer melhor um setor e outro profissional pode conhecer melhor o outro, sempre haverá algo que escapa da sua expertise numa empresa contábil como um todo.

Quando afirmamos que uma empresa vai muito além da parte técnica, é porque ela engloba coisas para dominar como a gestão de processos, saber fazer uma excelente gestão de pessoas, gerar demanda para atrair clientes, saber negociar o seu serviço, ter a gestão financeira e dominar os números do seu negócio contábil.

Além disso, precisa saber como tomar decisões estratégicas.

Não é difícil encontrar empreendedores que vendem contabilidade mas que não fazem sua própria gestão financeira e contabilidade, e isso é essencial para o sucesso de uma empresa.

Da mesma forma que uma corretora de investimentos que apontar e indicar boas opções para seus clientes, mas ter uma saúde financeira péssima. Isso não combina!

Se a sua empresa contar apenas com perfil técnico, ou seja, se for uma pessoa muito técnica e todo seu time também, terá dificuldades de crescer. É claro que precisa de profissionais voltados para área operacional para que possam executar as ações, mas você como empreendedor precisa ter um perfil gestor, pois quem faz a gestão do seu negócio é você!

A arte de delegar tarefas

Muitos contadores têm a dificuldade de se desvencilhar da área operacional e isso é um erro. É possível ter uma boa estrutura e ter um escritório que roda independentemente de você estar dentro da operação, para isso precisa estruturar o seu negócio com boa gestão.

Caso não tenha o perfil de gestor, vale a pena pensar em um sócio ou em alguém que possa te ajudar com isso, é preciso ter esse controle e habilidade em gestão. Se é muito bom com operacional e acredita que não vai conseguir desempenhar esse papel de gestão fique com a área técnica, mas procure alguém como um sócio que desempenhe esse papel.

O sucesso da sua empresa depende que esteja cercado de pessoas bem preparadas, é preciso ter um bom processo de seleção e contratar profissionais excelentes, que conhecem muito mais a contabilidade do que você.

Faça um plano de ação para dominar isso, uma empresa contábil tem muitas áreas que devem ser dominadas. Como dissemos, se for sozinho vai precisar de colaboradores na operação e se tiver um sócio pode dividir as funções para cada um focar em uma parte.

Não há como fugir dessa transformação se quiser escalar o seu negócio. 

Transforme sua empresa com marketing contábil

Se sua contabilidade é pequena e quer ficar do jeito que está, tudo bem, mas se quiser atingir outros níveis deverá mudar o seu mindset. Decidir subir o nível vai além do crescimento, isso porque uma empresa muito pequena acaba correndo um grande risco. Uma carteira muito pequena de clientes não traz segurança em certas situações, como a que vivemos no último ano, se você atende apenas um nicho pode perder toda sua carteira se seus clientes quebrarem.

Seu escritório precisa ter um nível mínimo para garantir uma segurança. Esse nível mínimo não condiz com uma carteira tão pequena de clientes, isso te obriga a dominar outros assuntos para que não tenha um escritório ruim de gestão.

Esteja sempre em busca de conhecimento e reconheça suas deficiências, aprenda com quem faz a gestão das empresas contábeis. O processo de construção está mudando e podemos destacar que o marketing contábil está sendo um grande protagonista nessa história.

O processo de evolução do marketing na contabilidade

É fácil encontrar a diferença que existe entre os resultados das empresas contábeis que dominam e utilizam o marketing contábil digital e das empresas que não dominam.

O marketing contábil evoluiu muito no Brasil e as empresas perceberam que ele é essencial nesse processo de evolução, estão crescendo suas carteiras e trazendo mais resultados.

Se você é empreendedor deve saber que existe uma necessidade natural de aplicar o marketing em qualquer tipo de negócio, na contabilidade não é diferente também se trata de um negócio.

Lógico que a estratégia aplicada em cada negócio é diferente. Na contabilidade, por exemplo, é necessária uma estratégia que traga tracionamento,  essa não é uma regra,  mas se quer crescer precisa tracionar.

Você não pode negar que para crescer e para se estabelecer com marketing digital vai precisar de estratégia.

Sem uma boa estratégia não vai conseguir fazer a manutenção da sua carteira de clientes,  vai acabar andando para trás e perder completamente a sua competitividade.

Quem não tem estratégia, acaba se perdendo quando há uma situação de pressão por preço, quando surgem novos serviços, quando aparecem outras empresas encantando o público de outra maneira, eles se perdem com a concorrência.

Quem faz marketing enxerga a concorrência como uma oportunidade de ser melhor e se destacar no mercado.

Dentre as novas habilidades que são necessárias no mercado, está presente a necessidade de uma um processo eficiente de atração de clientes.

O marketing contábil antes era muito mais simples do que hoje, hoje temos uma grande quantidade de informações disponíveis.

Há 10 anos em uma palestra de 90 minutos era possível explicar muita coisa, uma pessoa sairia da palestra com tópicos que quando bem aplicados traziam resultados efetivos para as suas empresas.

Hoje em dia, dentro de um programa de marketing, podemos levar muitas horas de aprendizagem para entender o contexto de estratégia, ter uma visão geral e ainda depois temos que estudar mais para esmiuçar o tema.

Designed by @lovelyday12 / freepik
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Marketing: Estratégia + Ação

Muitos empreendedores hoje utilizam as redes sociais e isso é bom! Simples ações como a postagem de uma foto e a gravação de um vídeo podem incentivar o seu cliente a fazer a uma solicitação, mas elas não funcionam sem que tenha uma estratégia e sem que entenda os fatores que envolvem tudo isso.

Para ter sucesso é preciso entender como utilizar estrategicamente as coisas, como se comporta o seu cliente e como fazer uma unificação dessas estratégias para ter um resultado.

Sim, o marketing se tornou mais complexo com o passar do tempo e isso é normal.

Hoje, mais do que nunca, sabemos que o marketing contábil não pode ser feito por qualquer um.

Uma propaganda “boba” não vai alavancar o seu negócio, você precisa mergulhar nesse universo para entender as estratégias e as táticas.

Mesmo que opte por contratar alguém para trabalhar na sua empresa e ajudar com marketing terá que saber sobre o tema, caso contrário, não vai entender o que cobrar.

Busque sempre ter clareza em relação a sua estratégia, mergulhe nesse novo mundo, entenda o que as pessoas estão oferecendo, se o seu negócio faz sentido para esteja de acordo com os princípios do marketing. 

Será preciso entender o básico para melhorar os seus resultados e passar para outro nível na sua estratégia de marketing contábil.

Níveis de marketing na contabilidade

Como dissemos acima, todo mundo que tem o negócio faz marketing, qualquer tipo de captação de cliente envolve o marketing, por menor que seja seu negócio.

A tão usada indicação de clientes é um marketing.

É claro que é um marketing básico, que limita as possibilidades.

Empreendedores que estão um pouco à frente de quem faz apenas a indicação acabam tendo um site mais bem preparado,  com uma página mais estruturada e o cliente tem uma sensação melhor ao visitar.

Esse empreendedor que não depende apenas de indicação, não está mais engatinhando, ele já está dando alguns passos atrás de novos resultados, e é possível que tenha até uma demanda de leads orgânicos.

As pessoas que já estão no nível mais avançado fazem o marketing muito mais efetivo nas redes sociais. Pode ser que não domine todas as técnicas de todas as redes, mas estão se saindo muito bem nesse processo.

Esse tipo de empreendedor gera conteúdo, tem demanda, faz campanha de marketing, consegue entender sobre seu público, tem uma automação de marketing rodando dentro do seu site, analisa métricas e etc.

Nesse estágio o empreendedor vai precisar de alguém na parte comercial, pois terá uma demanda grande de leads  dependendo do investimento e maturidade.

No marketing avançado você acaba investindo mais, mas acaba tendo resultados diferentes dos outros tipos de marketing.

Essa questão do investimento é um ponto importante a se comentar. As pessoas focadas no marketing básico não fazem investimento nenhum, já no marketing intermediário fazem algum investimento, mas pode ser que tenha uma capacidade reduzida e quem faz o marketing avançado investe muito jogando um jogo diferenciado, está sempre trabalhando para trazer uma carteira diferente de quem trabalha no intermediário.

Não há nada de errado se estiver na fase básica e souber que pode avançar para uma fase intermediária ou se estiver numa fase intermediária e quiser continuar nela.

O jogo do marketing avançado não é para todos, existem muitos fatores que podem ser impeditivos.

Quando você busca mais clientes tem que ter suporte na operação para receber esses clientes, esse é um dos fatores que podem te impedir.

Não adianta você trazer um monte de clientes e não ter como atendê-los.

Não se engane acreditando que está jogando um jogo de alto nível, se está longe disso, pois não vai ter os resultados esperados.

E não fique parado no tempo, faça uma estratégia de marketing e evolução, busque melhores resultados mesmo pequenos os resultados são importantes.

A busca de clientes para um negócio contábil é um jogo que vai além do crescimento e permite que a sua empresa seja mais saudável, que continue evoluindo e te protege de um processo concorrencial que hoje é muito grande.

Aprenda a jogar o jogo do marketing e tenha resultados

Para aprender terá que investir tempo e vontade, procurar conhecimento com quem já faz o marketing qcontábil na prática.

Muita gente dentro do mercado contábil acaba arrumando algum tipo de desculpa, diz que não sabe, que não tem tempo, que está muito envolvido com operação… tudo isso para não se dedicar a aprender o marketing.

Não seja esse empreendedor, não use justificativas para não fazer o seu marketing.

Sei que pode parecer difícil, e no começo é, mas você tem que definir um tempo diário para fazer o seu marketing.

Empreender não é fácil e consome muito tempo no geral.

É comum que os empreendedores acabem se sentindo engolidos pelo seu negócio sem tempo de serem produtivos quando o assunto é marketing, por isso determine um tempo diário para dedicar a isso.

Todos nós temos contratempos, compromissos e problemas, defina suas prioridades e uma delas tem que ser o marketing.

Estabelecer um fluxo de tarefas também pode ajudar muito, muita gente acaba se perdendo porque não tem uma agenda organizada.

Quem está começando tem que ter organização, isso é muito importante, criar um fluxo para fazer anotações e etc.

Com certeza você acaba cumprindo mais os compromissos com os outros do que com você mesmo: não se sabote! Pode parecer muito difícil , mas você precisa aprender a se cobrar.

Algumas empresas maiores têm uma equipe que cobra seus gestores, mas se você é sozinho precisa ter esse compromisso com você mesmo.

Outro ponto importante é aprender a mensurar os resultados, esse fator que faz muita diferença.

É importante saber o que você vai colher com a ação que vai fazer, é claro que nunca vai ter 100% de precisão do retorno de uma ação, mas deve saber que a ação X vai trazer de Y de resultado.

Olhe sempre o que está acontecendo, avalie se está no caminho certo, entenda os canais que geram mais resultados e foque neles.

Nunca se esqueça do poder da disciplina, muita gente talentosa acaba não tendo sucesso porque não tem disciplina e tem gente que é altamente disciplinada e nem tem tanto talento assim.

Trabalhe sua mente para entender que tudo faz parte de um processo, incorpore isso a sua vida, sem isso não vai evoluir.

Se quer ter resultados precisa entender que é preciso investir tempo e recurso.

É muito importante buscar alta performance se cobrar diariamente por melhores resultados e aprender com quem já chegou lá.