Você sabia que adotar o Marketing Digital para Micro Empreendedores Individuais (MEI) pode ser uma grande vantagem para o seu empreendimento

Ao contrário do que muitos pensam, esse serviço não beneficia apenas as grandes corporações e traz diversas vantagens também para os pequenos negócios. 

E se você decidiu que é hora de expandir o seu negócio no mundo online, apostar no marketing digital é uma excelente escolha para o aumento do faturamento e da arrecadação.

Até mesmo empreendimentos simples, como o MEI, podem se beneficiar das facilidades e retornos do marketing digital, competindo, inclusive, de igual para igual com grandes empresas no mercado. 

E com os problemas todos que o Brasil enfrenta, os quais, afetaram a economia, os pequenos empreendedores encontraram na internet uma solução para se reinventar e vencer a crise. 

Veja neste artigo mais detalhes sobre como o marketing digital para MEI pode ser uma excelente estratégia de negócios e comece a aplicá-lo agora mesmo!

Como funciona o MEI 

Criado há 10 anos, o MEI é um regime tributário simplificado da Lei Complementar 123/2006, para incentivar a formalização de profissionais que trabalhavam de maneira informal e autônoma, sem recolher impostos e sem nenhum tipo de direito trabalhista.

Assim, eles podem faturar formalmente até R$81.000 por ano, sendo então R$6.750 por mês, em média.

Os impostos que pagam estão em torno de R$60 mensais fixos, dentro deste limite máximo de faturamento permitido.

Outra regra para aderir ao programa é que os microempreendedores devem ter no máximo um funcionário.

Todo o processo para a formalização ocorre no Portal do Microempreendedor e posteriormente, na prefeitura da cidade residente. 

O boom do MEI no Brasil

O mercado de MEI cresceu nos últimos anos no Brasil, onde a quantidade mais que dobrou, em cinco anos. 

A evolução foi de 4,96 milhões para 10,03 milhões de MEIs, entre abril de 2015 e abril de 2020, de acordo com o Ministério da Economia.

O marketing digital para MEI

Quem tem um negócio próprio nos tempos atuais, com o regime MEI, precisa mais do que nunca usar o marketing digital para vender seus produtos e serviços, para construir a sua presença no mundo digital e assim conseguir se consolidar no mercado.

Empresas dos mais variados segmentos e tamanhos já perceberam o poder que a internet oferece para uma boa estratégia de marketing, pois nela muitas pessoas buscam não apenas por produtos e serviços, mas principalmente, como resolver problemas ou ter momentos de lazer. 

Assim, engana-se quem pensa que basta criar um site ou ter contas nas redes sociais para se fazer um bom marketing digital para MEI.

Na verdade, divulgar um negócio de forma online não é tão fácil e requer bastante planejamento e paciência. 

Porque além da concorrência ser acirrada na internet, o marketing digital para MEI, assim como empresas de grande e médio porte, também precisa ser feito com o máximo de precisão.

Portanto, não adianta você ter um bom produto ou serviço, mas não saber como divulgar a sua marca e alcançar o seu público na internet. 

E para isso, é preciso conhecer as técnicas adequadas do marketing digital para o seu negócio, gerando resultados. 

E como implementar o marketing digital para MEI?

Não há uma fórmula perfeita de estratégia de marketing digital para MEI.

Inclusive ações voltadas para as pequenas empresas já existem, e precisam ser estudadas para serem usadas nos momentos apropriados. 

Elas são ideais para quem deseja fazer o empreendimento decolar no meio digital.

E se você é MEI não é um empecilho para que um ótimo trabalho de divulgação seja realizado. 

Marketing Digital para MEI

Veja a seguir algumas formas práticas de implementar o marketing digital para MEI. 

Invista em Marketing pessoal

Um microempreendedor Individual geralmente é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo.

E por isso precisa conciliar a divulgação das suas atividades com as próprias habilidades pessoais.

E o marketing pessoal é essencial para um MEI, pois é por ele que ele cria um networking e valoriza a sua carreira e a sua empresa.

Assim, aposte também na divulgação das suas habilidades nas redes sociais e encante o seu público.

Conheça o seu público-alvo

Para elaborar as suas estratégias no marketing digital, é preciso saber para quem você irá direcioná-las.

Portanto, um perfil específico e a segmentação de público deve ser criado.

Essa definição no marketing digital é conhecida como persona e faz toda a diferença no ambiente digital.

Trata-se de um personagem fictício, no qual se define características e comportamentos das pessoas a quem sua marca deve se direcionar.

Assim, é possível definir melhor quais estratégias são mais assertivas. 

Desta forma, faça pesquisas com o seu público, selecionando informações sobre seus hábitos, suas rotinas, interesses e opiniões para que você consiga fazer uma ou mais personas de maneira assertiva. 

O ideal é que você não faça mais do que duas personas, pois a ideia é segmentar ao máximo o seu conteúdo. 

Tenha uma presença online

Busque estar presente nos meios digitais, através das redes sociais, de sites e blogs.

E não basta apenas criar contas, é preciso aplicar técnicas muito específicas para que a sua estratégia realmente funcione.

Invista em conteúdos relevantes e que estejam de acordo com a persona destinada, para agregar valor a elas.

E foque nos resultados, mantendo trabalhos voltados a fidelização da base de clientes já existentes.

No E-commerce você pode criar uma loja virtual, e acredite, utilizando as estratégias certas ela será muito bem-sucedida.

Na sua loja virtual, além de uma boa divulgação, tenha controle de estoque e entregas, preços competitivos e o apoio do marketing de conteúdo para fidelizar ainda mais os seus clientes.

Não esqueça das redes sociais

Os seus consumidores estão nas redes sociais, por isso faça uma fanpage completa e mantenha a organização dela, sempre postando bons conteúdos e interagindo com o seu público.

Crie laços com seus seguidores e potenciais clientes, participe de grupos e fóruns de discussão sobre os assuntos relativos ao seu ramo de negócio. 

E principalmente, evite entrar em polêmicas, focando apenas na participação, com objetivo de trocar ideias e experiências, as quais, sejam positivas para a sua reputação.

Criando uma boa relação com o seu público nas redes sociais há mais possibilidades de conversão em suas estratégias de marketing.

Pense nos benefícios

No início muitas empresas fazem marketing digital para MEI e buscam apenas vender os produtos diretamente para os seus clientes, sem criar uma relação mais abrangente e sem ter uma proximidade com eles.

Isso é um erro que pode ser fatal para o seu negócio.

Assim, antes de vender, conheça o seu público e se relacione com ele.

E essa é a ideia do marketing digital, criar um laço de confiança entre a empresa e os consumidores. 

Aqui, o foco é oferecer benefícios, identificar qual a necessidade e apresentar a solução para os clientes. 

Por meio das postagens publicadas e do tipo de conteúdo apresentado, você cria uma relação que aproxima e cria confiança, sendo esse um dos principais benefícios do marketing digital.

Monitore os resultados

Mas não adianta somente investir nessas estratégias e não analisar os resultados, sabendo o que deu certo e o que precisa ser aprimorado. 

As redes sociais e os outros canais da web apresentam ferramentas capazes de analisar os resultados, observando seu desempenho e tomando atitudes para melhorar os resultados desfavoráveis.

As métricas mais importantes, por exemplo, são o ROI (Retorno sobre Investimento), o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), CPC (Custo por clique) e a taxa de conversão.

Use e abuse do SEO

O SEO é um dos carros chefes do marketing digital, pois garante que o seu conteúdo seja ranqueado nas melhores páginas de pesquisa, como o Google. 

Sigla de Search Engine Optimization, que em português é Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO usa técnicas certas para otimizar conteúdos em sites ou blogs e que eles tenham os melhores resultados nas buscas.

O Google é o site mais visualizado do mundo e quase todo mundo faz pesquisas nele para encontrar alguma informação. 

E como o MEI está crescendo cada vez mais, o site se tornou uma excelente opção para a divulgação de seu negócio.

Estude estratégias de SEO que envolvam palavra-chave, conteúdo relevante, títulos, chamativos, entre outros, que favoreçam no ranqueamento de sua página aos olhos do Google.

Além disso, conheças as principais ferramentas de SEO para te ajudar a crescer e promover seu negócio de forma 100% orgânica.

Como você pode perceber, quem tem um negócio sabe como é fundamental conhecer a sua concorrência e o seu público, para aumentar as possibilidades de se destacar no mercado.

E o marketing digital para MEI é uma das melhores maneiras de manter a sua relevância e dar destaque para o seu negócio.

Aposte nesses serviços e veja a diferença de resultados para o seu empreendimento.