A vida de microempreendedor individual é repleta de novidades e desafios, e muitas vezes você vai acabar errando na ânsia de acertar.

E isso não é um problema, já que erros e acertos fazem parte do processo até que você adquira mais experiência para evitar certos erros, que ainda poderão acontecer mesmo após décadas como empreendedor.

Por isso decidimos reunir nesse artigo 4 dicas para que você não erre no marketing do eu negócio, e consiga resultados positivos mais rápido. Confira!

Uma imagem contendo interior, pessoa, parede

Descrição gerada automaticamente

1 – Overload de informações

A internet é um oceano de possibilidades, e isso pode ser um verdadeiro pesadelo, principalmente para o empreendedor iniciante que não sabe muito bem o que está procurando.

Assim, você vai acabar esbarrando em muitos conteúdos, querendo absorver o máximo de informações possível. E isso é ótimo, desde que você tenha consciência do que está fazendo e coloque o que aprende em prática.

Caso contrário você estará apenas desperdiçando o seu tempo, adquirindo conhecimento sem colocá-lo a prova no dia a dia.

E pior que isso, com tanta informação nova, é que você simplesmente trave por não saber exatamente o que deve ser feito.

Para evitar essa sobrecarga, escolha um ou dois mentores de áreas importantes para o seu negócio, e foque apenas neles, deixando os demais para outros momentos.

2 – Falta informações sobre o negócio

Ter informações sobre tudo que envolve o seu negócio é tão, ou mais valioso do que as vendas que você consegue fazer.

Porque você pode fazer uma venda para um cliente hoje e nunca mais voltar a vê-lo, mas com as informações sobre o seu negócio você pode vender várias vezes para o mesmo cliente.

Entre essas informações valiosas, estão as características do seu cliente, a persona da sua empresa.

É o conhecimento dessas informações que tornará possível criar produtos que atendam pontualmente as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes.

3 – Redes sociais desatualizadas

Ser ativo nas redes sociais deixou de ser uma opção para empresas há muito tempo, e se você não faz isso, tenha certeza de que está deixando clientes para a concorrência.

Você pode estar pensando consigo mesmo agora que não tem tempo para ficar interagindo e publicando com a frequência que deveria, mas isso não pode ser uma desculpa para que você não faça o que tem que ser feito.

Existem várias agências e freelancers especialistas em gestão de redes sociais que podem agregar muito valor ao seu negócio.

Então, se você não tem tempo, contrate alguém e terceirize esse trabalho.

4 – Confiar apenas nas indicações dos clientes

O boca a boca é muito importante, principalmente para os negócios em estágio inicial, mas depender e, pior ainda, apostar suas fichas apenas nessa “estratégia” é um erro.

Porque nesse cenário não é você quem controla a demanda, e sem controle você vai ter problemas no dia que a demanda mudar.

Então você precisa investir em estratégias de atração e aquisição de leads, tanto para campanhas de e-mail marketing quanto listas de WhatsApp e Telegram, para que você possa trabalhar esses leads e fazer com que eles se tornem clientes por um longo período.

Os erros que você viu nesse artigo são muito mais comuns do que você imagina, e podem fazer com que negócios promissores não consigam se desenvolver pelas dificuldades que enfrentam logo que surgem.

Por isso, siga essas dicas e evite que esse tipo de erro acabe com o seu sonho de se tornar um empreendedor de sucesso.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!