MEI: Conheça 3 ferramentas de trabalho que vão ajudar a melhorar os negócios

0

Saiba como as ferramentas de trabalho para MEI podem ajudar a sua empresa e descubra algumas bastante úteis. 

Os microempreendedores, muitas vezes, são profissionais que estão começando um negócio ou possuem uma pequena empresa, por isso não contam com muitos recursos financeiros como uma grande empresa.

Isso faz com que o potencial do negócio não seja aproveitado ao máximo, impedindo o crescimento e até mesmo aumento dos lucros.

Entretanto, quando se faz uso de ferramentas de trabalho para MEI que são eficazes e funcionais é possível mudar esse cenário.

Nem sempre é preciso fazer um grande investimento para ter os melhores recursos, com pouco é possível conseguir isso.

Como as ferramentas de trabalho para MEI podem ajudar?

É bem capaz que esteja pensando que as ferramentas de trabalho para MEI são desnecessárias, afinal, poderia fazer o controle manual de tudo ou utilizar os softwares de escritório com que já está habituado.

A questão é que muitos desses recursos não são automatizados e exigem que se faça a maior parte do trabalho de forma manual, resultando em perda de tempo e também em maiores chances de ter erros.

Outro ponto a ser pensado é que oferecem recursos limitados.

Sem ferramentas de trabalho para MEI mais adequadas é possível limitar a área de atuação do negócio.

Contar com ferramentas digitais na empresa pode proporcionar uma série de benefícios, por exemplo, organizar melhor o fluxo de trabalho garantindo que os prazos não sejam perdidos e nem faltem insumos para a realização das tarefas.

Os processos também podem se tornar menos burocráticos.

Ao invés de fazer tudo manualmente é possível contar com as ferramentas de trabalho para MEI para que algumas etapas sejam automatizadas e se ganhe tempo.

Os custos também são influenciados.

Imagine ter de pagar um contador para cuidar de todas as finanças apenas por falta de organização.

Existem softwares que permitem que isso seja feito por você mesmo, com todos os cálculos corretos sem que seja necessário um amplo conhecimento na área. 

É claro que, além desse exemplo, é possível economizar em muitas outras situações, como no planejamento antecipado de insumos com preços mais atrativos.

Essa também pode ser uma forma de atrair os clientes, afinal, eles estão conectados e buscam facilidades quando procuram um prestador de serviço.  

Ter formas de manter uma comunicação online, vender pela internet e garantir o acompanhamento do produto ou serviço, com certeza, será um atrativo a mais para quem está comprando.

Ferramentas de trabalho para MEI

Existem diferentes ferramentas de trabalho para MEI que podem ser implementados no seu negócio, e trazer ganhos.

Kanbanize

Uma das ferramentas existentes permite acompanhar os processos, desde a compra de materiais até a entrega do produto final ao cliente.

Vamos supor que precise entregar um trabalho e deverá cumprir um prazo.

É possível fazer um planejamento e verificar se esse está sendo cumprido conforme o cronograma e fazer os ajustes que forem necessários.

Se conseguir visualizar essas informações com facilidade será melhor ainda.

O Kanbanize é um software que oferece esse tipo de recurso.

Baseado no método Kanban permite que um time completo organize as tarefas e faça o acompanhamento delas de forma rápida e simples.

Canva

Ferramentas de apelo visual também podem ser bem interessantes, pois podem ajudar na divulgação dos negócios com um material de qualidade ou até mesmo serem incorporadas às atividades.

Com elas é possível fazer infográficos para divulgar conteúdos que sejam relevantes, criar um cartão de visita personalizado, peças publicitárias, editar imagens e criar conteúdo para ser divulgado nas redes sociais. 

O apelo visual pode ser mais um atrativo para os clientes e mostra a preocupação em criar materiais de qualidade.

O Canva é uma das ferramentas de trabalho para MEI mais conhecidas nesse campo.

Planilha de fluxo de caixa (modelo pronto)

Para quem tem dificuldade com as finanças e deseja ter todos os registros, a melhor maneira de fazer isso é controlando o fluxo de caixa. 

O Sebrae oferece uma planilha que permite esse tipo de controle e dessa forma não se perdem recursos e as obrigações financeiras não deixarão de ser cumpridas.

Existem ainda muitas outras ferramentas de trabalho para MEI que ajudam a divulgar a empresa, como o Google Meu Negócio, as que permitem gerar lembretes, armazenar arquivos em nuvens, entre tantas outras.

É preciso apenas buscar aquelas que realmente possam ajudar a alavancar os negócios e que sejam funcionais, oferecendo uma gama de recursos e se adequando ao seu tipo de negócio.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!