A autonomia do Microempreendedor Individual permite que ele cuide de praticamente tudo sozinho, sendo um exemplo disso, a própria contabilidade. É verdade que o MEI não precisa obrigatoriamente de um contador, mas para alguns procedimentos, a ajuda de um profissional é fundamental. 

Apesar dessa autonomia do MEI na contabilidade, não é possível descartar a importância do profissional contábil dentro de uma empresa. Pois, além de utilizar os recursos disponibilizados pela profissão, ele auxilia o empreendedor sobre o funcionamento do negócio, fazendo com que a empresa se organize e traga mais resultados efetivos.

Pensando nisso, organizamos esse artigo para abordar alguns dos diversos benefícios do profissional de contabilidade para o Microempreendedor Individual.

Redução de gastos

Uma contabilidade bem organizada te dá tranquilidade para trabalhar melhor. Isso, diz muito a respeito ao entendimento das leis e obrigações, o regulamento do setor, bem como as várias experiências para lidar com as práticas da rotina. 

A autonomia do MEI não livra ele de ter que lidar com as questões contábeis, seja emissão de notas fiscais, declaração de IR, recolhimento de impostos e outros. Nesses momentos, o microempreendedor tem duas opções: ou opta pela ajuda de um contador, ou fica sujeito a cometer equívocos, pagando caro futuramente. 

O contrato de um contador é relativamente mais caro do que a terceirização desse profissional, pois ao terceirizar, o MEI só pagará pelo serviço prestado pelo contador, saindo bem mais em conta do que se fosse contratá-lo. 

Além dessa economia direta, o MEI que terceiriza esse profissional pode ter mais tempo livre para tomar conta da rotina dos demais departamentos como gerenciar as vendas, controlar o financeiro etc. Assim, pode otimizar os resultados do seu negócio.

Para ajudar ainda mais o MEI a otimizar a rotina, ele também pode contar com ferramentas e softwares de gestão empresarial, reduzindo os processos operacionais, fazendo com que sobre mais tempo para cuidar do crescimento do negócio.

Auxílio na tomada de decisões

Nem todo empreendedor tem conhecimentos completos sobre as burocracias do seu negócio, principalmente os menores, como é o caso do MEI. Com isso, o contador é a assessoria ideal para esse empreendedor em diversas situações.

Em casos em que o MEI precisa registrar um funcionário, mudar de porte por conta do faturamento, ou mesmo participar de uma licitação, a ajuda de um profissional contábil é fundamental. A contratação desse profissional se faz necessária para a execução dos procedimentos que envolvem tanto a fiscalização quanto o previdenciário. 

A lei que regulamenta o MEI coloca que as obrigações acessórias pertinentes às rotinas de admissão, férias, folha de pagamento, cálculo do 13º salário e rescisão trabalhista, notoriamente demandam conhecimentos técnicos de um profissional contábil.

Com isso, é reforçada a importância da contribuição do profissional contábil para as empresas, especialmente para as pequenas empresas, pois as tomadas de decisões são cruciais para evitar riscos em posicionamentos errados, comprometendo a continuidade da empresa. 

Facilidade com as mudanças legais

A legislação tributária brasileira é conhecida pela sua burocracia e suas mudanças constantes. Com isso, a preocupação dos empreendedores de se manter sempre dentro da legislação só aumenta. 

Mesmo assim, existem muitos profissionais que se arriscam em cuidar das burocracias por conta própria, correndo riscos de cometer erros que podem custar caro ao negócio. Ter uma equipe focada nesse tipo de serviço facilita a rotina e livra o empreendedor de muitas dores de cabeça. 

Além disso, muitos dos erros cometidos em procedimentos fiscais e tributários ocorrem por falta de conhecimento dos processos. Com a ajuda da contabilidade esses erros são reduzidos a zero, livrando o seu negócio de sofrer penalizações e transtornos com os órgãos do governo. 

Conclusão

A não obrigatoriedade em relação a contratação de um contador por parte do MEI, pode influenciar o empreendedor a querer sempre cuidar de tudo sozinho. Porém, existem momentos em que o MEI precisará da ajuda de um profissional por diversos motivos. 

Os procedimentos fiscais e tributários requerem um conhecimento técnico para saber lidar com as mais diferentes situações que podem acontecer. Sabendo disso, o MEI pode garantir segurança e tranquilidade para resolver essas questões, contando com a ajuda de um profissional contábil.

Optando pela ajuda desse um profissional, o empreendedor poupará tempo, dinheiro e vai otimizar ainda mais a sua rotina, pois terá à sua disposição alguém que cuidará de sua contabilidade por inteira.

Além da ajuda do profissional para otimizar a rotina do empreendedor, o software de gestão pode ter um papel muito importante para isso também, integrando todas as áreas do negócio, permitindo a gestão em poucos cliques. 

 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: VHSYS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.