MEI: Saiba como escolher a máquina de cartão ideal para o seu negócio

0

Atualmente os consumidores têm carregado menos dinheiro no bolso e optado por utilizar outras opções para pagar suas compras, seja a transferência, depósito e principalmente, o cartão de crédito.

Por isso, os empreendedores precisam se adaptar e oferecer novas formas de recebimentos e isso, pode ajudar a ampliar seu número de clientes.

Essa dica se estende também aos microempreendedores individuais (MEI). 

Mas você sabia que é possível ter uma máquina de cartão de débito e crédito e contar com todas as vantagens que são disponibilizadas para empresas maiores? Então, entenda que você também pode ter sua máquina de cartão, mas para isso, é preciso escolher qual é a melhor máquina de cartão para o MEI

Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas informações que podem te ajudar a escolher uma máquina de cartão para seu negócio de acordo com suas necessidades e demandas. 

Como escolher a máquina certa?

O mercado tem oferecido várias opções de máquinas com taxas e tarifas para todos os tipos de empreendimentos e formas de utilização.

Por isso, antes de escolher é preciso analisar as necessidades do seu empreendimento. 

Além disso, cada empresa possui um faturamento e número de vendas diferentes, então, faça uma simulação com as informações do seu faturamento nos últimos 12 meses.

Separamos outras questões que merecem sua atenção antes de escolher qual máquina de cartão será adquirida.

Confira:

Comprar ou alugar: algumas marcas costumam trabalhar apenas com aluguel mas disponibilizam benefícios como os descontos nas mensalidades, devido ao número de vendas realizadas pela máquina.

Por outro lado, se você optar pela compra, pode parcelar o valor no cartão de crédito e a maquininha é sua após quitar o valor.

Neste caso, o MEI não precisa se preocupar com possíveis reajustes no aluguel;

Taxas: dependerá da marca escolhida e  as promoções que elas costumam fazer por um período estabelecido.

Então, procure saber como ficará o valor ficará após esse período para não ser surpreendente com um valor maior que o esperado.

Assim, faça comparações entre as taxas para compras no débito, crédito, crédito parcelado e a taxa de antecipação do valor recebido;

Bandeiras: é importante saber quais bandeiras são disponíveis para a transação.

Esteja atento aquelas que são mais utilizadas pelos clientes; 

Modelos: isso dependerá da sua atividade, assim, poderá escolher de acordo com o local onde atua seja uma maquininha conectada no celular ou independente, além de uma que possui chip, bobina, wifi, etc. 

Recebimento: sempre esteja atento aos custos e, neste caso, veja se compensa pedir a antecipação e qual a taxa para esse processo.

Muitas vezes, são cobrados juros altos para que você possa receber na hora, quando na verdade você só precisará do recurso algum tempo depois e poderá pegar o recurso com juros bem menores;

Cartão: várias marcas já disponibilizam um cartão próprio para você ter acesso as vendas, desta forma, você pode separar as finanças do seu negócio daquelas que são pessoais;

Opções 

Para facilitar a sua escolha, separamos quatro máquinas que são consideradas menos burocráticas que estão disponíveis no mercado e pode atender o MEI que não possui muita experiência de mercado.

São elas: 

  • SumUp Top: é preciso um baixo investimento para sua aquisição e a máquina aceita as bandeiras mais comuns do mercado. A taxa de débito é sempre de 1,9%, com saldo total liberado em em 1 dia útil no banco.  As demais taxas variam conforme o plano escolhido. Para seu funcionamento são utilizadas pilhas; 
  • Moderninha Plus PagSeguro: não precisa de celular e recebe pagamento por QR Code, NFC (aproximação), além de chip e tarja. Aceita as principais bandeiras e os cartões-refeições. As taxas são de acordo com o plano contratado; 
  • Priemira Maquininha Cielo: mesmo sendo mais barata, conta com todas as vantagens que a empresa oferece. Aceita grande número de cartões e é compatível com aparelhos Android e iOS, com conexão via 3G/4G ou Wi-Fi;
  • Mercado Pago Point Pro: conta com recibo impresso e taxas do Mercado Pago Point Pro. Aceita QR Code, e a reposição de bobinas é automática e gratuita.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Samara Arruda