20°C 26°C
Uberlândia, MG

MEI: Dicas de como perder clientes

MEI: Dicas de como perder clientes

16/05/2019 às 07h11 Atualizada em 16/05/2019 às 10h11
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:

Para empreendedores e empresários, clientes podem parecer figuras difíceis de lidar, mas são mais simples do que aparentam.

Continua após a publicidade

Independente do setor em que se trabalha, sejam lojas de departamento, restaurantes ou salões de beleza, eles possuem demandas específicas e buscam suprir suas necessidades em locais de confiança. Por esse motivo, é necessário entender o que você pode oferecer além dos seus serviços rotineiros.

O fundador do WalMart, Sam Walton, além da grande contribuição para o varejo no mundo, tinha muito conhecimento sobre clientela. Uma de suas icônicas frases é: "clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar".

Existem algumas razões simples que fazem com que os clientes busquem outras alternativas e é importante prestar atenção em como você lida com a sua empresa, seus colaboradores, e os seus consumidores, para não perdê-los.Dados indicam que mal atendimento e reclamações não atendidos somam 79% das razões para um cliente não voltar a um estabelecimento. Outros motivos são: vantagens melhores em outras organizações, mudança de endereço, amizades comerciais e falecimento. Dessa forma fica ainda mais fácil compreender como se faz para perder fregueses.

Confira algumas dicas de como perder seus clientes:

Continua após a publicidade

Atendimento e vendas

O atendimento é um dos pontos principais para fazer com que as pessoas se sintam lesadas: vendedores desinteressados, grosseiros ou confusos fazem com que os clientes percam a vontade de comprar algo. Há também os atendentes que forçam ou são muito apressados para concluir uma venda.

Ambiente

Esse também pode ser um dos motivos que faz com que as pessoas se sintam incomodadas. Locais em que tudo parece desorganizado, com conversas paralelas ou sem sentido e horários irregulares são extras para clientes deixarem de frequentar um estabelecimento.

Continua após a publicidade

Administração

Erros de administração são corriqueiros, mas alguns são efetivos na hora de fidelizar ou não um cliente. Não se manter atualizado e acompanhar as tendências do seu setor, deixar de ter um relacionamento e acompanhar o comportamento dos fregueses, manchar a imagem da concorrência, tudo isso pode ser decisivo para os clientes.

Sobre André Castro - Nascido na cidade de São Paulo, André Castro é palestrante motivacional. Possui formação em odontologia com especialização em odontopediatria e MBA em gestão em planos de saúde. Como empreendedor, fundou e dirigiu, durante 21 anos, a operadora de planos odontológicos Oral Clean, experiência que lhe deu conhecimentos e habilidades do mundo dos negócios. Como palestrante, une suas experiências para ajudar a transformar vidas através de suas palestras sobre superação, entusiasmo e qualidade de vida. Hoje é convidado para palestrar em inúmeros eventos pelo Brasil o que tem proporcionado a oportunidade de dividir seus conhecimentos e entusiasmo pela vida com as pessoas ajudando-as, assim, a descobrir que O SUCESSO É SER FELIZ. Para saber mais, acesse - www.andrecastropalestras.com.br/ ou pelas redes sociais - @andrecastropalestras

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 26°

22° Sensação
2.06km/h Vento
78% Umidade
100% (10.23mm) Chance de chuva
06h23 Nascer do sol
06h00 Pôr do sol
Sáb 28° 20°
Dom 27° 20°
Seg 27° 20°
Ter 28° 18°
Qua ° °
Atualizado às 21h51
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 343,638,11 -2,56%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%