Antes de tudo, optar por ser um Microempreendedor Individual é um desafio. São inúmeras as barreiras que precisam ser superadas para que seja algo bem-sucedido no futuro.

Hoje, existem os mais diferenciados recursos que facilitam essa caminhada em busca do sucesso do MEI.

Neste post, procuramos esclarecer e dar algumas dicas preciosas e que podem te ajudar a dar os primeiro passos para ter um micro empreendimento de sucesso. Confira!

Faça um planejamento estratégico

Com um planejamento estratégico é possível enxergar a realidade da empresa, podendo analisar e discutir quais são os melhores passos a seguir.

A leitura da realidade do negócio no momento desse planejamento estratégico deve ser crítica, coerente e completa, para que seja possível alcançar a posição certa no mercado.

Esse planejamento organiza, orienta, direciona e controla a empresa de modo a maximizar os objetivos principais, aumentando ainda mais a eficiência do negócio em todas as áreas.

Estude o mercado

A análise do mercado ajuda e guia os novos empreendedores a trilharem o caminho do sucesso. É preciso fazer pesquisas não somente de clientes, mas também dos concorrentes e de fornecedores.

Nesse momento é possível fazer o reconhecimento dos pontos fortes e fracos do mercado, produtos ou serviços, público-alvo e personas da empresa. Ao reconhecer isso, o empreendimento está pronto para começar.

Separe as despesas pessoais dos gastos da empresa

Essa é uma dica que se encaixa em diversas situações, pois por mais que pareça óbvio, é algo que acontece muito com os empreendedores e acabam prejudicando o financeiro do MEI.

Por se tratar de um negócio no início, ainda pequeno demais para conseguir enxergar tamanha importância em separar as finanças, o empreendedor fica refém da má administração financeira.

Por isso, é importante disciplinar as finanças para não ser pego de surpresa por alguma barreira não prevista.

Estratégia de comunicação

A comunicação para a divulgação da sua empresa é o caminho para o sucesso, pois é a partir do conhecimento do seu público que a sua empresa vai ser reconhecida no mercado.

É fundamental ocupar espaços certos para que os clientes procurem sempre pelo o que você oferece e não pelo seu concorrente. Hoje, são inúmeros os meios para começar a divulgação do seu negócio.

Muitos ainda acreditam que os veículos de comunicação tradicionais como TV e rádio são as únicas formas de divulgação. Esses além de serem os mais mais caros, não possuem mais a mesma força que antigamente.

Com a tecnologia e a internet no alcance de todos, é possível desenvolver estratégias eficientes de marketing digital sem precisar pagar muito caro por isso.

A primeira divulgação deve ser na internet. As redes sociais estão cada vez mais forte e hoje é muito difícil não ver alguém conectado. Por isso, ofereça conteúdos relevantes às pessoas que têm interesse no que você oferece e estão no seu radar.

Ferramentas que facilitam a gestão

Quando falamos em gestão é difícil não pensar nos diversos cuidados que é preciso ter com a empresa como emissão de notas fiscais, controlar o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, controle de estoque e muito mais.

Hoje existem ferramentas de gestão que são capazes de automatizar os processos do MEI e possuem módulos integrados, facilitando o controle dos procedimentos necessários.

Conclusão

Por conta do formato MEI, alguns empreendedores ainda não apostam em ferramentas de gestão ou até mesmo em um simples planejamento estratégico, pensando em um controle.

O erro sempre está em acreditar não ser necessário seguir com procedimentos estruturados para cuidar das demandas que o MEI exige. Apesar da sua estrutura não ser tão grande quanto as demais configurações, a importância é a mesma.

Hoje, no mercado, existe um leque de ferramentas que tem como objetivo cuidar da gestão de quem é Microempreendedor Individual e que possuem um valor que cabe no bolso desse empreendedor, como é o caso do VHSYS.

O sistema VHSYS é ideal para a gestão MEI e possui emissor gratuito de NF. Além disso, o sistema conta com módulos integrados, facilitando a automatização dos processos de todas as áreas do seu negócio.

Fonte: VHSYS