MEI é obrigado a emitir notas fiscais?

Você acabou de se tornar um Microempreendedor e tem dúvidas de como proceder em relação a emissão de notas fiscais?

De acordo com a legislação do MEI e também conforme o portal do empreendedor o MEI não é obrigado a realizar a emissão de nota fiscal para pessoa física.

Porém estará obrigado porém à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

E agora como eu procedo?

Se você estiver vendendo ou prestando serviços para pessoa física você não tem a obrigação de emitir notas fiscais, lembrando que ainda é necessário um controle do que é vendido para o informe mensal de vendas.

Agora se estiver vendendo ou prestando serviços para outra empresa a coisa muda figura, você precisa realizar a emissão de notas fiscais.

No início o MEI tinha a opção de um documento simplificado que possuía esta validade para outras empresas mas atualmente somente notas fiscais eletrônicas.

Aí é que esta o que pode diferenciar você de seu concorrente, se uma empresa procurar você para adquirir um produto ou contratar um serviço, muito provavelmente irá lhe pedir uma nota fiscal.

E se você não estiver preparado para realizar esta emissão pode ver um excelente cliente voar pela janela e recuperar este negócio pode não ser tão fácil ou até mesmo impossível.

Então esteja preparado e continue atento ao conteúdo deste artigo, para que não venha a perder clientes neste mercado que não esta fácil.

Como o MEI pode emitir uma nota

Vamos abordar dois tipos de notas fiscal que o MEI pode emitir, o processo pode ser um pouco complicado e se você é do município do Rio de Janeiro nós da MEI Legal podemos lhe ajudar.

Nota fiscal de Venda.

  • É a nota fiscal em que o microempreendedor realiza a venda de produtos, algo físico, como por exemplo: equipamentos, ferramentas etc…
  • A emissão da nota fiscal de venda é feita através do SEFAZ e o procedimento pode variar de acordo com cada estado.

Nota fiscal de serviço

  • É a nota fiscal em que o microempreendedor atua como prestador de serviços, como por exemplo: jardinagem, manutenção etc…
  • O procedimento para emissão da nota de serviço também pode variar de acordo com o estado, no estado do Rio de Janeiro por exemplo, o processo varia de acordo com o município.

Os processos podem ter diversos tipos de nível de dificuldade indo do bem simples ao bem complicado, para aqueles que não tem experiência pode ser interessante solicitar ajuda profissional.

Agora que você já sabe como o MEI pode emitir notas fiscais, fique atento e não perca uma oportunidade de negócio quando ela bater em sua porta.

MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Conteúdo original MEI Legal Contábil