MEI: É possível abrir uma franquia, sendo microempreendedor?

Compartilhe
PUBLICIDADE

Na matéria de hoje vamos explicar se é possível abrir uma franquia, sendo um microempreendedor individual.

Você sabe o que é uma franquia? Continue conosco e entenda tudo sobre este assunto.

O que é uma franquia? 

A franquia é um formato de administração com venda de licença, neste caso o franqueador permite que o franqueado use a sua marca, da patente, dos produtos ou dos serviços. 

Mas o Microempreendedor individual pode abrir uma franquia? 

Usar o nome de uma empresa que já tem sua trajetória no mercado, que já é reconhecida, é necessário estar atento a muitas exigências, mas respondendo a esta pergunta é possível SIM!

Faturamento 

Como já falamos acima, o microempreendedor individual pode se transformar em franqueado, porém,  é necessário estar atento ao valor anual do faturamento, que não deve ultrapassar R $81.000,00.

Portanto dê atenção aos investimentos do valor de cota da franquia desejada, além disso se certifique-se de que o negócio está dentro da lei que regula o setor-franqueado e não o funcionário do franqueador.

Exemplos de Franquias

São vários tipos de franquias, algumas com investimentos menores, outras que dão a liberdade de seus franqueados trabalharem em home office.

Veja abaixo os modelos 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Bem Seguros e Créditos

Este ramo vai exercer sobre seguros e crédito, o empreendedor pode exercer suas atividades em casa, hotéis ou escritórios para reuniões.

Nestes casos o franqueado pode vender toda a gama de produtos que a marca oferece.

No início o investimento “partner” custa aproximadamente R $8.500,00, o faturamento mensal médio é de R $6.000,00.

Franquia Mr. Fit

Esta trata-se de uma rede paulista de fast-food, eles tem um método diferenciado, reduzido, que consiste em um freezer para revenda de refeições e caldos congelados. 

O MEI que for um franqueado desta franquia, recebe o equipamento com estoque inicial de 150 refeições variadas. 

De início o investimento é de R $15.000,00 com faturamento médio mensal de R $6.000,00. 

Franquia Vai Voando 

Esta franquia é para o público das classes C, D e E, esta franquia atua com opções de viagens aéreas e terrestres.

Para investir nessa franquia o valor inicial é de R $12.000,00, o faturamento mensal é de R $3.000,00.

Conclusão 

De acordo com o nosso texto, toda empresa pode franquear seu negócio, mas é necessário obedecer à legislação vigente, este processo vai exigir muitas adaptações, porém o retorno é satisfatório. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laís Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação